São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Hay gobierno, soy a favor; Reforma míope; Gafe funerária; Barriga cheia; Tentativa de piada; Impaciência clerical; Microfone e holofote; Ringue paulistano; Casa de enforcado; Para inglês ouvir; Pink Brazil; Guarda-chuva; Quarteto de dois; Moeda de troca; Politicamente correto; Efeito Tuma

Hay gobierno, soy a favor
O PFL deve filiar após o Carnaval 8 novos deputados. A bancada deve ir a 112. É mais um exemplo do caos partidário brasileiro. Desde 96, 140 mudaram de sigla no Congresso. Se a conta for feita desde 91, o número chega a 400.

Reforma míope
Os articuladores da reforma política pensam em tratar por último do caos partidário. Primeiro, devem se limitar a uma reforma eleitoral que facilite a reeleição de FHC já no 1º turno.

Gafe funerária
Perturbado com a morte de Mário Henrique Simonsen, Dornelles se confundiu ontem no enterro e pegou na alça de outro caixão. Após caminhar um pouco, sopraram no seu ouvido: "Esse aí não é o ex-ministro".

Barriga cheia
O Judiciário, cuja entidade de classe ameaça fazer greve por reajuste de 59%, recebeu 5,11% dos investimentos do Orçamento da União de 96. Foi a 6ª de 15 funções a ter mais investimento.

Tentativa de piada
Uma das coisas que mais chamaram a atenção de Kandir no sambódromo do Rio foi a ala de pacientes do Pinel, hospital psiquiátrico. Disse ter visto no desfile o ex-presidente equatoriano Abdalá "El Loco" Bucaram.

Impaciência clerical
O cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Paulo Evaristo Arns, não recebeu resposta do Vaticano sobre sua sucessão. Crescem as especulações de que o sucessor só será conhecido em outubro, na visita do papa ao Brasil.

Microfone e holofote
Um dos objetivos do bloco PSDB-PTB é assegurar a relatoria das comissões especiais em 97. Nos dois últimos anos, os tucanos ficaram de fora das relatorias das reformas econômicas.

Ringue paulistano
A vereadora Aldaíza Sposati deve presidir a Comissão de Política Urbana de São Paulo. Pelo acordo com os outros partidos, a petista cuidará de projetos sensíveis para o malufismo: enchentes, trânsito e o plano diretor.

Casa de enforcado
Na presença de Fujimori, que fechou o Congresso peruano, FHC exagerou. Disse que o Brasil tem uma tradição parlamentar que vem desde 1823 e que, nesse período todo, o Congresso ficou fechado só uns 10 ou 12 anos.

Para inglês ouvir
FHC prometeu ontem em Londres que a privatização da Vale do Rio Doce sai neste semestre.

Pink Brazil
O frango já não é o herói solitário do Real. De FHC, a investidores ingleses: "Os 13 milhões de brasileiros que pularam a linha de pobreza agora consomem comida da melhor qualidade, aparelhos eletrônicos e até carros".

Guarda-chuva
FHC caminhou do local da conferência sobre América Latina até a casa do premiê britânico, John Major. Nada de mais em vencer a pé os 150 metros do trajeto, não fosse um típico dia inglês, com muita chuva e frio.

Quarteto de dois
No almoço que ofereceu aos três presidentes latino-americanos que foram à conferência sobre a região, Major praticamente só conversou com FHC. Fujimori e o panamenho Ernesto Balladares foram quase esquecidos.

Moeda de troca
Covas deve desistir de reduzir o número de secretarias do governo paulista. Precisa de cargos para as articulações políticas de final de mandato, já que a privatização limitará o uso de estatais.

Politicamente correto
Sempre na mira de ecologistas, o Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) está criando o Centro de Diagnóstico Ambiental em parceria com uma instituição alemã. Consumirá investimentos de US$ 4 mi.

Efeito Tuma
Antonio Cabrera diz que quer priorizar sua candidatura ao governo de São Paulo em 98. Há quem aposte que ele não permanecerá muito mais tempo na presidência estadual do PFL.

E-mail:±painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Sérgio Carneiro (PDT), sobre FHC dizer que Collor errou ao eliminar o subsídio à exploração de carvão em Santa Catarina:
- FHC precisa viajar mais pelo Brasil, e menos para o exterior, para ver os erros de seu governo. Em vez de abrir mais poços para obter água salobra no Nordeste, deveria dessalinizar a água dos já abertos.

Próximo Texto: Simonsen e os terroristas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.