São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campos destaca 'visão profética'

DA SUCURSAL DO RIO

O deputado federal do PPB-RJ e ex-ministro do Planejamento Roberto Campos disse ontem que Mário Henrique Simonsen foi conselheiro de vários governos porque tinha "até mesmo visão profética", além de "objetividade de raciocínio e serenidade".
Um dos exemplos dessa visão profética, segundo Campos, foi que Simonsen antecipou a crise internacional das dívidas externas dos países em desenvolvimento, no início da década de 80.
"Ele foi uma das pessoas que melhor escreveram sobre as raízes da grande crise dos anos 80."
Para Campos, Simonsen também antecipou "várias das crises cambiais vividas pelo Brasil", sempre aconselhando "posturas de realismo cambial".
"Simonsen era mais do que um simples talento; ele tinha traços de genialidade", afirmou Campos. Em sua opinião, como ministro, Simonsen "administrou o país em fase muito difícil, a de adaptação à primeira crise do petróleo".
"Simonsen não merece ser lembrado só como ministro, mas, sobretudo, como professor que treinou toda uma geração de economistas. Foi o mais brilhante economista com que trabalhei", disse.
"Não vejo ninguém nas proporções de Mário Henrique Simonsen sobrando no horizonte."

Texto Anterior: REPERCUSSÃO
Próximo Texto: REPERCUSSÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.