São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Índios krikatis derrubam torres no PA

IRINEU MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

Índios krikatis derrubaram na tarde de ontem duas torres de sustentação de linhas de alta tensão elétrica da Eletronorte na região de Sítio Novo (cerca de 700 km ao sul de São Luís). As torres ficam dentro da área reivindicada pelos krikatis para demarcação.
Segundo a Eletronorte, as torres derrubadas afetaram os serviços de duas linhas de transmissão de energia elétrica de 500 quilowatts, do sistema de abastecimento da hidrelétrica de Tucuruí (PA).
A ação dos índios só não prejudicou o abastecimento de Estados das regiões Norte e Nordeste, dependentes do sistema de Tucuruí, porque a Eletronorte supriu o fornecimento com energia da barragem de Boa Esperança, no Piauí, segundo a estatal.
A Eletronorte informou ainda que só concluirá os trabalhos de substituição das torres derrubas amanhã.
Há 15 dias, os índios krikatis destruíram uma ponte de madeira na estrada regional que liga os municípios de Montes Altos e Sítio Novo e estão impedindo o tráfego de veículos na estrada.
Na semana passada, os cerca de 580 índios da reserva krikati se pintaram de vermelho para simbolizar o clima de "guerra".
Eles reivindicam das autoridades estaduais e federais a demarcação de suas terras, há mais de 20 anos indefinida.
Os índios querem uma área de 146 mil hectares.

Texto Anterior: Covas passa Carnaval em um spa no Guarujá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.