São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
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Caminho é a modernização

AMILCAR GRAMACHO
ESPECIAL PARA A FOLHA

As mudanças na economia brasileira e mundial têm sido profundas. Abertura comercial, globalização, intenso movimento de capitais internacionais, informatização e, além de tudo, os traumáticos efeitos da desejada estabilização são os elementos mais notáveis. Ninguém pode, nesse ambiente, ficar imune aos seus efeitos e, muito menos, imóvel.
No ambiente cooperativista a situação não é diferente. Embora sejam empresas diferentes por que não objetivam o lucro, elas são direcionadas por uma racionalidade econômica onde eficiência, competitividade e estratégias de mercado estão no topo das suas prioridades e metas.
Somente dentro desse quadro de referências que elas poderão exercer a sua missão de otimizar os resultados para os membros das comunidades que as constituíram.
Grande parte de seus problemas de gestão são comuns à maioria das empresas: oferecer um produto de qualidade confiável, fortalecer sua marca, abrir alternativas de mercado, reduzir custos.
Para tanto elas têm utilizado os mecanismos modernos de gestão. A terceirização, a fusão de dois ou mais empreendimentos cooperativos, as parcerias comerciais são alguns dos mecanismos adotados.
Em função dessas mudanças estruturais, tem sido muito mais intenso e variado o movimento em busca de novos mecanismos de gestão: franquias, parcerias comerciais e constituição de empresas comuns, para admitir sócios que disponham de capitais necessários para a exploração ou ampliação de empreendimentos.
Todos esses movimentos estão longe de descaracterizar o cooperativismo como conjunto de princípios fundamentais ou como forma viável para a solução de problemas econômicos típicos. Mostram apenas que o cooperativismo também tem condições e capacidade para se adaptar, utilizando mecanismos modernos de gestão.

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