São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL paulista procura Covas

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Está marcada para as 15h de hoje uma reunião entre o governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), e o deputado federal Paulo Lima (PFL-SP).
Lima vai até Covas em nome da bancada de seis deputados federais do PFL de São Paulo. Vai propor uma reconciliação com o governador. Algo que já foi realizado com sucesso pelos deputados estaduais do partido.
O PFL paulista rompeu com Covas no ano passado. O presidente do partido em São Paulo, Antônio Cabrera, ex-ministro da Agricultura (governo Collor), cansou de esperar a decisão dos tucanos sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Cabrera fez acordo com Paulo Maluf para a eleição do prefeito paulistano. A cúpula do partido foi contra. Mas não teve jeito.
Com a vitória do candidato malufista, Cabrera ganhou sobrevida no PFL paulista. Mas o seu tempo acabou.
Covas não deseja ver Cabrera nem pintado de ouro em sua frente. Só que FHC e Sérgio Motta acham importante que o PFL esteja acomodado em São Paulo quando 98 chegar.
Não seria bom partir para a reeleição de FHC encabeçada pelo PSDB e pelo PFL tendo esses dois partidos rachados em São Paulo.
Paulo Lima recebeu carta branca de FHC e de Sérgio Motta, o principal ministro político, para tentar essa reaproximação com Covas.
Terá de aparar algumas arestas.
Primeiro, Cabrera. Ele foi enquadrado pela direção nacional do PFL antes do Carnaval. Mas ainda é uma incógnita a sua reação a essa intervenção branca no partido.
O segundo problema de Paulo Lima será explicar para Mário Covas que o senador Romeu Tuma, que está para entrar no PFL, deseja ser, pelo menos, candidato a vice-governador em 98.
Não vai ser fácil. Mas o encontro será o início de uma pacificação.
Romeu Tuma ficará satisfeito com a presidência de uma comissão no Senado. E os deputados federais voltarão a mandar no PFL paulista -com a supervisão direta da cúpula nacional.

Texto Anterior: O câmbio e a roleta russa
Próximo Texto: Retórica inútil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.