São Paulo, sexta-feira, 14 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Procura do norte; Totalmente escanteada; A quatro mãos; Mostrando os dentes; Ostracismo voluntário; Politicamente correto; Óleo quente; Razões sinceras; Chame o ladrão; Esperada conversão; Marketing pessoal; Montorite italiana; No mercado; Livro dos recordes; Mancada presidencial; Visita à Folha

Procura do norte
Com o fortalecimento de FHC, a esquerda busca o rumo. Faz megarreunião em Vitória, quinta e sexta. O governador Vitor Buaiz (PT) recebe Lula, Lerner, Ciro Gomes, Roberto Freire e Tarso Genro, entre outros.

Totalmente escanteada
Razão que Genoino, da ala light petista, dá para radicalizar o discurso de esquerda e para formar o bloco PT-PDT-PC do B: "O governo FHC fez a oposição chegar a um ponto em que ela não tem mais nada a perder".

A quatro mãos
O PFL diz que banca Paulo Bornhausen como relator da lei de teles contra Alberto Goldman (PMDB), mas já começa a aceitar uma fórmula que divida a relatoria entre os dois. Com o pefelista presidindo a comissão.

Mostrando os dentes
Líder interino do PMDB, Geddel Vieira Lima (BA) volta hoje a Brasília. A fim de brigar pela indicação de Goldman como relator da lei de teles. "O PFL deve manter o saudável hábito de honrar acordos no Congresso."

Ostracismo voluntário
Antes de voltar aos EUA, Itamar recebeu o resultado de uma pesquisa: pegou mal criticar um governo do qual participa. Aconselhado pelo amigo José de Castro, deve ficar de molho. E parar de bater em FHC.

Politicamente correto
O projeto de lei que restringe o porte de armas é o mais importante a ser votado na próxima semana, avalia o presidente da Câmara, Michel Temer. A proposta deve ser aprovada, apesar do lobby das fábricas de armas.

Óleo quente
Um cacique pefelista diz que Serjão dedicou muita energia à reeleição. Teme que o ministro, por falta de tempo, tenha deixado falhas jurídicas no processo de concorrência para exploração da banda B da telefonia celular.

Razões sinceras
A maior torcida para que Serra volte ao ministério é de seus colegas tucanos no Senado. Pela saudade do suplente Pedro Piva.

Chame o ladrão
Pela primeira vez, a Ouvidoria da Polícia paulista recebeu mais denúncias de abuso de autoridade policial (117) do que queixas de falta de policiamento (81). O levantamento é do último quadrimestre do ano passado.

Esperada conversão
O embaixador brasileiro junto ao Vaticano, Thompson Flores, manifesta, brincando, a esperança de que FHC se converta ao catolicismo na audiência de hoje com o papa João Paulo 2º. O ateísmo já causou problemas eleitorais para FHC, em 1985.

Marketing pessoal
Além de Norberto Bobbio, pensador italiano, FHC fez questão de citar a si próprio na aula magna que proferiu em Bolonha. Leu trechos de texto que publicou em 1975. Não parece ter esquecido o que escreveu.

Montorite italiana
FHC foi chamado pelo locutor da cerimônia em que se tornou doutor honoris causa da Universidade de Bolonha de professor "Ferdinando Henrique Cardoso". Em todas as citações.

No mercado
A Universidade de Bolonha, considerada a mais antiga do mundo, vai assinar convênio com a USP para criar "observatório permanente" sobre o Estado, o mercado e a democracia.

Livro dos recordes
Com o de ontem, é o sétimo título de doutor honoris causa que FHC recebe desde a posse.

Mancada presidencial
O presidente poliglota escorregou no italiano. FHC chamou de "sindico" o prefeito de Roma, que, em italiano, é "sindaco".

Visita à Folha
O prefeito de Campinas, Francisco Amaral (PPB), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
Estava acompanhado do secretário das Finanças, Eduardo Maia de Castro Ferraz, do diretor de Comunicações, Paulo Roberto Machado, e do consultor José Eduardo de Faro Freire.

TIROTEIO
Do deputado Paulo Bernardo (PT-PR), sobre recentes declarações de FHC e do ministro Malan (Fazenda) de que o câmbio não será desvalorizado:
- Dá medo. Parece coisa de futebol: quando o presidente do clube começa a insistir que o técnico está prestigiado, é porque ele vai ser demitido.

E-mail: painel@uol.com.br

Próximo Texto: Dias de cão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.