São Paulo, sexta-feira, 14 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zellweger é revelação

ELIZABETH SNEAD
DO "USA TODAY"

O que poderia haver de ruim em ser o par romântico de Tom Cruise?
Nada, segundo Renee Zellweger, que faz algumas cenas apimentadas com Cruise na comédia romântica "Jerry Maguire". "Ele é um gato!", diz a texana de 27 anos e olhos grandes, dando uma risada aguda e contagiante.
"Jerry Maguire" já faturou US$ 121,2 milhões em nove semanas. Apesar da atração representada por Tom Cruise, o desempenho brilhante de Zellweger também é uma grande atração, segundo o roteirista e diretor Cameron Crowe.
"Ontem Mike Nichols (cineasta) me ligou e disse: 'Renee é a alma de seu filme. Tudo gira em torno do desempenho dela'."
Crowe conta que todos os dias ficava motivado ao assisti-la trabalhar. Mantinha a câmera ligada sobre seu rosto, para captar as ondas de emoções. "Se você quer que a platéia se apaixone por sua atriz principal, você mesmo precisa apaixonar-se por ela."
Crowe tirou Zellweger, considerada a melhor atriz revelação do ano pela National Board of Review, da sombra de papéis menores em outros filmes ("Caindo na Real", "Jovens, Loucos e Rebeldes", "Um Amor e uma 45" e "The Whole Wide World").
Quando Crowe lhe pediu para fazer um teste com Tom Cruise, "eu dei risada", diz Zellweger. "Achei que estava delirando."
Alguns órgãos de imprensa deram a entender que Cruise teria escolhido a atriz principiante porque não queria concorrência. Cameron Crowe nega. "Renee não se deixou intimidar em nenhum momento. Tom percebeu imediatamente que ela era a escolha certa. Ele disse: 'Ela tem esse rosto' ...".
Quando a escolha de Zellweger foi definida, o próprio Cameron Crowe telefonou para informá-la do fato. "Eu disse: 'Quero ser eu a te dar a notícia. Você ganhou o papel.' Houve um silêncio. Depois ela me disse: 'E o que faz você pensar que eu vou aceitar?"'.
E como é Tom Cruise?
"Espantoso", diz Zellweger. "Ele brilha. É como se fosse acompanhado por uma luzinha. Ele te cumprimenta, te olha nos olhos e imediatamente encontra algo em você que gosta. Ele simplesmente fica feliz em te conhecer."
Para Zellweger, seu co-protagonista Jonathan Lipnicki, 6, foi igualmente espantoso. "Ele não é um sonho? Quando o conheci, vi esse garoto de cabelos espetados e óculos, uma gracinha, e pensei: 'Eu poderia roubar esse menino agora mesmo e ninguém ficaria sabendo!'."
Na primeira cena gravada pelos dois, Zellweger tinha que colocá-lo na cama. "Ele esticou os braços para mim, eu o peguei no colo e ele enfiou o queixinho bem aqui", conta ela, apontando para seu pescoço. "Eu disse, 'ei, você vai acabar comigo!'."

Tradução Clara Allain

Texto Anterior: Grande virada estraga "Jerry Maguire"
Próximo Texto: '"Kolya" não é filme político', diz Sverak
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.