São Paulo, sexta-feira, 14 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pastora anglicana é ordenada para St. Paul

Padre não dividirá altar com Winkett

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

A ordenação da primeira pastora anglicana para a tradicional catedral de Saint Paul, em Londres, causou um racha naquela igreja.
Lucy Winkett, 29, será a primeira mulher a ter uma posição permanente na igreja onde o príncipe Charles e a princesa Diana se casaram. Foi escolhida entre 16 concorrentes e deverá começar a rezar missas em setembro.
Dois padres -John Lees e John Halliburton- já afirmaram publicamente que não a reconhecem como uma colega e não vão dividir o mesmo altar com uma mulher. "Não acredito nela como pastora", disse Halliburton ao jornal inglês "The Times".
Ele participou da votação que "elegeu" Lucy, mas decidiu votar nulo. Segundo ele, o problema não é o fato de que Lucy é mulher, mas a quebra da tradição. "Não acho que a Igreja Anglicana está certa em seguir ordenando mulheres, já que outras igrejas não o fazem."
Ele disse que não vai deixar a igreja, mas quer se aposentar o mais rápido possível.
Estudante de música no Royal College of Music, Lucy teria decidido virar pastora após a morte de seu namorado, há cinco anos, em um acidente de montanhismo.
Ela foi escolhida pelo reverendo John Moses, que a considerou a melhor dos 16. "Não estamos fazendo nenhum tipo de política de sexos. Apenas escolhemos ela porque era a melhor candidata", disse.
E acrescentou: "Sei que a ordenação de uma mulher causa sofrimento para algumas pessoas na igreja, e sei que nós estamos divididos. Mas a igreja tem que aprender a viver com a diferença".
A escolha de Lucy teve o apoio de dois outros padres da cúpula da Igreja Anglicana.
Lucy estudou teologia no Queen Theological College, em Birmingham. Segundo a Igreja Anglicana, mais de cem mulheres foram ordenadas na Inglaterra desde 1994.
Apesar de ser a primeira mulher ordenada em caráter permanente da Saint Paul, a catedral já teve, por duas vezes, celebrações proferidas por mulheres convidadas.

Texto Anterior: China participou do Asiagate, diz jornal
Próximo Texto: Lamia chega a SP e já quer voltar a Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.