São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda do antigo Econômico é ocupada por 550 famílias na BA

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Uma fazenda localizada em Boa Vista do Tupim (350 km de Salvador), que pertence ao antigo Banco Econômico, foi ocupada por cerca de 2.500 pessoas (550 famílias), segundo o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) de Itabuna (BA).
As primeiras famílias chegaram à fazenda Agropecuária Beira Rio S/A há uma semana. Na madrugada de ontem, mais 70 famílias uniram-se ao grupo inicial.
Com 14 mil hectares, a fazenda está sob administração do Banco Central desde a intervenção no antigo Banco Econômico. No ano passado a fazenda foi colocada à venda por R$ 5 milhões.
O ex-presidente do banco Econômico Angelo Calmon de Sá não foi localizado ontem pela Agência Folha em sua residência e escritório entre 11h e 17h.
Um dos líderes da ocupação, Jorge de Jesus Souza, disse que não houve incidentes com a invasão. "A fazenda está abandonada há mais de dois anos."
Souza disse que os sem-terra limparam toda a área da fazenda e iniciaram o plantio de feijão, milho e hortaliças. "É uma terra excelente que não pode ficar abandonada", disse Wilson Santos, que também comandou a ocupação.
Santos disse que os diretores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Salvador prometeram enviar técnicos à área na próxima semana para fazer uma avaliação das terras.

Texto Anterior: Assembléia precisa ratificar o acordo
Próximo Texto: Choque com sem-terra no RS deixa 2 policiais feridos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.