São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Registrado 1º caso de dengue hemorrágica

Vírus pode levar paciente à morte

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO; DAS REGIONAIS

O Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, confirmou ontem o primeiro caso, em São José do Rio Preto (451 km de SP), de dengue tipo 2, conhecida como dengue hemorrágica, que pode levar à morte.
O paciente que contraiu o vírus tem 57 anos e é motorista da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão que trata de prevenção e combate à doença.
Cinco órgãos de saúde do Estado e do município farão hoje e amanhã plantão para atender casos suspeitos e encaminhar exames, para tentar evitar disseminação do vírus tipo 2. Uma pessoa que for picada por um mosquito que antes picou o paciente corre risco de contrair dengue hemorrágica.
A Sucen recebeu funcionários dos municípios de Catanduva e Votuporanga para fazer hoje novo arrastão nas residências dos bairros Solo Sagrado, onde mora o paciente, e Eldorado, onde costuma haver maior número de casos de dengue clássica.
O primeiro caso de dengue clássica em São José do Rio Preto foi constatado em 1991. A explosão da doença na cidade foi registrada em 1995, com 1.323 casos. Desde 1º de janeiro passado, 13 pessoas já haviam contraído dengue clássica e 1, dengue tipo 2.
O índice de Breteau (infestação do mosquito transmissor) em dezembro, quando foi feita a última medição, foi de 4,6. De cada cem casas visitadas, 4,6 tinham larvas ou mosquitos Aedes aegypti. O índice aceitável para a OMS (Organização Mundial da Saúde) é 2,0.
Campinas
A Sucen confirmou ontem oito novos casos de dengue em seis cidades da região de Campinas (99 km de SP).
Segundo o assessor de pesquisa científica da Sucen, Osias Rangel, seis casos são importados (de doentes que contraíram a doença em outros Estados) e o restante ainda está indefinido.
Desde o início do ano, foram registrados 21 casos na região.

Colaborou Regionais

Texto Anterior: Morre presidente demissionário da FNS
Próximo Texto: Volta provoca congestionamento amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.