São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercados de SP mantêm reajustes

DA REPORTAGEM LOCAL

Os supermercados da capital paulista mantiveram o reajuste de seus preços pela quinta semana consecutiva, segundo pesquisa feita pelo Datafolha.
Na pesquisa realizada no dia 12, o reajuste constatado foi de 0,32% em comparação aos preços praticados no dia 5, quando o aumento havia sido de 0,83% sobre os de 29 de janeiro.
Nos hipermercados a tendência foi praticamente idêntica, com aumento de 0,48% na semana. Entretanto, ao contrário do que ocorreu nos supermercados, o índice desta semana é quatro vezes maior do que o 0,12% de alta constatada na anterior.
Os reajustes ainda são reflexo dos aumentos praticados pelas indústrias no mês passado. Aos poucos, as redes de supermercados e hipermercados vão repassando esses reajustes aos consumidores. Essa tendência poderá se manter nas duas próximas semanas.
Hortifrútis lideram
Os hortifrútis continuam liderando os aumentos. Nos supermercados, o reajuste semanal foi de 5,28%, enquanto nos hipermercados foi de 3,44%. Apesar de ainda bastante elevadas, essas altas perderam fôlego nesta semana -haviam sido de 8,02% e 12,75%, respectivamente, na anterior.
As chuvas continuam sendo responsáveis pela queda na produção e a consequente elevação dos preços desses produtos. A expectativa é que, com a redução das chuvas, a produção e os preços voltem aos níveis do início do ano.
A pesquisa do Datafolha é feita em 18 supermercados e 18 hipermercados da cidade de São Paulo. São pesquisados cem produtos dos setores de alimentação, higiene e limpeza. Nesta semana foram coletados 6.832 preços.

Texto Anterior: Remessa ao exterior cresce com a CPMF
Próximo Texto: Livro simula decisões de grandes empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.