São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Ter um testículo mais alto do que o outro é absolutamente normal

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 14 anos e ando com algumas dúvidas. Meu testículo esquerdo é mais baixo que o direito. Isso traz problema? E o que são umas espinhas que aparecem vez ou outra no meu pênis? Também preciso saber se é saudável me masturbar mais de uma vez por dia."
resposta
Para começar, saiba que é absolutamente normal um testículo ser mais baixo do que o outro. Quase todo homem tem essa diferença.
Isso acontece pela forma como as veias que drenam (retiram) sangue dos testículos se ligam às veias maiores, que levam o sangue para ser oxigenado novamente no coração.
Uma ligação menos "direta" dificulta um pouco a retirada de sangue, deixa um dos lados do escroto (saco) mais pesado e, como consequência, mais baixo.
Quanto às espinhas, do mesmo modo que elas aparecem em outras partes do corpo, elas podem aparecer, de vez em quando, no pênis.
Você só precisa ficar atento porque algumas lesões das doenças sexualmente transmissíveis (DST) podem parecer uma espinha. Se você já teve uma relação sexual sem proteção (camisinha), vale a pena consultar um dermatologista para saber exatamente o que são essas espinhas.
Para terminar, lembre-se de que não existe problema em se masturbar mais de uma vez por dia. O limite para o número de vezes depende de você. Só não vale continuar se o pênis já estiver meio machucado ou doendo.

Texto Anterior: "The Great Surf Crash of '97", Phantom Surfers; "Operation Heavenly", Heavenly; "Big Fine Thing", Darlahood
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.