São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As ondas do rádio ecoam na Internet

FERNANDO OLIVA
DA REDAÇÃO

Receber e transmitir, de e para qualquer parte do planeta. A promessa dos antigos rádios de ondas curtas já é cumprida à risca pela Internet. Mas não se iluda. A exemplo dos primórdios daquela tecnologia, a qualidade do som não é das melhores.
Apesar das interferências que tumultuam o casamento do rádio com a informática, nada impede que, com o computador ligado à rede, você ouça uma programação de jazz tradicional direto de Nova Orleans, nos EUA, ou uma emissora que toca músicas do Grateful Dead 24hs ao dia.
A diversidade é enorme. Além da programação musical, básica, há jornalismo, esporte, previsão meteorológica e mesas-redondas.
"Cops on the Internet" (tiras na Internet) -sintonia que "pega" o rádio da polícia de Dallas (EUA)- surpreende ao veicular os diálogos que O.J. Simpson teve pelo celular com a polícia de Los Angeles durante sua célebre fuga em junho de 1994.
Acusado de matar a mulher, o ex-jogador de futebol americano foi absolvido pela Justiça dos EUA da acusação criminal, e o veredicto do juiz Lance Ito está lá para ser ouvido.
Paris, Texas
O dial do rádio na Internet é liderado pelos Estados Unidos. Mas Austrália, Canadá, República Tcheca, Portugal e Brasil são alguns dos países que já possuem emissoras transmitindo pela rede.
O caminho para chegar a qualquer uma delas começa com os programas de busca (veja abaixo).
Além de abrangentes, eles são bastante específicos. Audionet, por exemplo, rastreia emissoras por gênero musical, tipo de programação e cidade.
São 23 opções, entre rock, dance, música alternativa, jazz, blues, erudito, música cristã e antigos sucessos do rádio.
A página do Audionet também contempla emissoras de 47 cidades norte-americanas, incluindo a mítica Paris, no Texas. A 93.9 FM transmite música country direto da cidade imortalizada por Wim Wenders no filme "Paris, Texas".
Algumas classificações são improváveis, e talvez só compensem a visita à emissora para descobrir o significado de, por exemplo, "música adulta contemporânea".
O "AudioNet Juke Box" promove venda de CD's, com a vantagem que você pode ouvir algumas faixas antes de se decidir pela encomenda. A oferta desta semana no site é o disco "Purpendicular", do Deep Purple.
Jornal eletrônico
Timecast é o site de busca mais elaborado. Fornece boletim noticioso atualizado e relaciona todos os programas que estão sendo transmitidos ao vivo.
Você também pode assinar um jornal eletrônico especializado em rádio na Internet. "Timecast Times" é enviado periodicamente por e-mail aos visitantes do site.
Já o Elliot Broadcast, usando um recurso de palavras-chaves, permite a busca por assunto. Você digita o tipo de programação que deseja ouvir e o programa dá acesso às rádios. Outra opção oferecida pelo Elliot é a localização pela frequência e nome da emissora.

Texto Anterior: Brasil precisa de um banco de histórias
Próximo Texto: Instalando um "receptor de rádio" no micro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.