São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRASES

"O PT é a esquerda que a direita gosta."
"Alguns intelectuais do PT são mulas sem cabeça."
Sobre o PT

"Eu devo aos comunistas uma coisa fundamental. Eles me ensinaram a ser responsável pelo destino humano."
Sobre os comunistas

"Temo, mesmo, que a ditadura tenha quebrado na juventude de classe média o nervo ético e o sentimento cívico, levando enorme parcela dela ao desbunde e à apatia."

"Uma geração de estadistas deixou de ser formada, abrindo espaços para uma geração de negocistas."

"Jango sempre dizia que com milhões de proprietários mais famílias iriam comer, viver e progredir, mais gente se fixaria no campo, a propriedade estaria defendida e o capitalismo consolidado. Nada mais oposto, como se vê, ao comunismo."
Sobre o regime militar

"A Suíça é um país quase perfeito. Um horror. Prefiro o nosso que está por fazer."

"Um brasileiro que não leu todo José Lins do Rêgo, não leu Graciliano, não leu Jorge Amado, é um tolo, porque deixou de herdar alguns dos espelhos que mais nos mostram como esse país é e a dor e o gozo de ser brasileiro."

"Estou sempre voltando à 'Casa Grande & Senzala', de Gilberto Freyre, o livro mais importante já escrito sobre o Brasil."
"A causa do atraso no Brasil está na classe dominante: o ruim deste país são os ricos, a estreiteza e a mediocridade da classe dominante, que quer enriquecer esmagando o povo."
Sobre o Brasil

"Eu sou realmente vaidoso. Tenho mesmo uma tendência a desprezar os modestos, porque acredito que a modéstia é uma atitude dos medíocres, daqueles que estão contentes consigo mesmos e com o mundo."

"Fui o único teórico latino-americano a provocar discussão internacional. O único teórico brasileiro sou eu. Os meus estudos sobre a antropologia das civilizações têm 146 edições."
Sobre ele mesmo

"Em grande parte, a intelectualidade brasileira é mimética. A atitude dela é de pai-de-santo, recebe uma divindade que entra pela cuca, fala pela boca -exum ou Ogum- e dita o que contar."
Sobre os intelectuais

"A antropologia atual é barbarológica, só sabe tratar de minorias, de grupos especiais, é bizarra. Saiu dos índios para estudar as putas, os velhos e os homossexuais. Trabalha com os grupos desviantes; é o desvio da antropologia."
Sobre a antropologia

Texto Anterior: Projeto Caboclo recebe apoio
Próximo Texto: FHC destaca legado cultural do senador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.