São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesco oferece ajuda a Ouro Preto

Coordenadora faz visita à cidade

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A italiana Elena Léger, coordenadora do programa Barroco no Mundo, da Unesco, disse ontem em Belo Horizonte (MG) que o órgão poderá dar uma "ajuda simbólica" em dinheiro para a recuperação dos estragos provocados pela chuva em Ouro Preto.
No último fim-de-semana, ela visitou a cidade histórica, considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Cultural da Humanidade, e constatou os danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram Ouro Preto no início do ano.
Segundo Léger, os maiores danos foram provocados na estrutura do solo, que é passível de deslizamentos, ameaçando as igrejas e o casario.
"Ouro Preto me impressionou por seu estado sólido, ainda que tenha sofrido problemas com as chuvas. O conjunto de igrejas e o casario está muito bem apresentado e preservado."
Segundo geólogos, houve uma movimentação da encosta sobre a qual está erguida a igreja de São Francisco de Assis, principal obra de Aleijadinho na cidade. Surgiram ainda rachaduras em duas pontes construídas no século 18.
Léger afirmou que, ao retornar para a Europa, fará um relatório que servirá de embasamento para qualquer solicitação de ajuda por parte do governo brasileiro.
Antes, ela se encontra com a direção do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em Brasília, que fará relatório sobre a situação de Ouro Preto.
O valor a ser liberado pela Unesco e sua utilização, no entanto, ainda depende de conversações com o governo brasileiro, após a conclusão do relatório do Iphan.
A consultora disse que a Unesco também ajuda na preservação do barroco mineiro divulgando Ouro Preto no resto do mundo e incentivando o turismo cultural.
Segundo ela, a cidade mineira terá posição de destaque no Atlas do Barroco Mundial, que será lançado pelo órgão no ano que vem.

Texto Anterior: Ônibus fazem 'fila' em protesto em BH
Próximo Texto: Frentista entra em coma após ser preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.