São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"THE SLIDER"

"THE SLIDER"

PEDRO ALEXANDRE SANCHES

"The Slider" (72), primeiro CD da série de relançamentos da Chronicles, é o sétimo disco de Bolan e, provavelmente, sua obra-prima. A capa evidencia os fundamentos da cultura glitter: a foto de Bolan, feita por Ringo Starr, é retrabalhada para que ele pareça mais uma estrela de cinema mudo, menos um rock star.
É o apogeu de Bolan como letrista de versos sonoros, e duas seções que se alternam podem ser percebidas no álbum: a do hard rock vigoroso de inflexão blueseira e a dos baladões rasgados, profundamente melódicos e valorizados pelos inacreditáveis vocais de Bolan, matrizes evidentes do que tornaria depois David Bowie um dos grandes cantores de todos os tempos.
Do vergão baladesco, o disco traz as duas mais impressionantes canções de Bolan: "Ballrooms of Mars" e "Main Man" (matriz para o "Aladdin Sane" de Bowie).
No mais, automóveis são temas de eleição ("I never never kissed a car before", diz na faixa-título), em procedimento que remete a "Crash" (romance de J.G. Ballard lançado um ano depois e recém-virado em filme pelas mãos de David Cronenberg) e confere significado simbólico ao acidente que matou Bolan em 77.
(PAS)

Texto Anterior: Marc Bolan & T. Rex
Próximo Texto: "TANX"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.