São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"TANX"

"TANX"

PEDRO ALEXANDRE SANCHES

"Tanx" sucedeu "The Slider" em 73, já com ventos novos soprando sobre o rock básico do T. Rex. Aí, Bolan já travava contato com a cantora de soul Gloria Jones (com quem casaria e que dirigia o carro no acidente em 77).
A aproximação de Gloria Jones afastou Bolan dos domínios do blues (antes, a blueseira Bessie Smith era sua maior influência vocal). As canções se encheram de vocais femininos na clave do gospel -disso a monumental "Left Hand Luke and the Beggar Boys" é exemplo perfeito. Nascia o "soul branco", creditado como invenção de Bowie na época de "Young Americans" (75). Não era.
Aqui, a balada ácida "Broken Hearted Blues" se impõe, com Bolan conferindo à imagem masculina status mais ou menos inédito de objeto sexual.
Fora do soul, é no espaço -obsessão mútua de Bolan e Bowie- que se encontram elementos para os momentos mais férteis do disco. A levada de fundo de "The Street and Babe Shadow" é alienígena a ponto de hoje parecer feita sob medida para "Marte Ataca", de Tim Burton -o mesmo acontece com a valsinha "Highway Knees". Bolan ainda estava em sua melhor forma.
(PAS)

Texto Anterior: "THE SLIDER"
Próximo Texto: "ZINC ALLOY"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.