São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anfari leiloa 6 mil cruzados blonde d'aquitaine com nelore

Evento acontece na cidade de Padre Bernardo, em Goiás

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos 6.000 cabeças de bezerros cruzados (blonde d'aquitaine com nelore) serão apresentados em um megaleilão no próximo mês de maio, em Padre Bernardo, Goiás.
O evento tem promoção da empresa Anfari.
Apesar de a maioria da oferta ser constituída de animais cruzados, os criadores terão oportunidade de comprar duas cabeças puras e importadas da França, país de origem do blonde d'aquitaine.
Segundo Horácio Antonio Nascimento Neto, diretor da Associação Brasileira de Criadores da raça, as vacas importadas adquiridas nos leilões da Anfari são responsáveis pelo aumento da população de fêmeas doadoras de sêmen no Centro-Oeste brasileiro.
Consequentemente, explica ele, essas últimas ajudam a formar o rebanho puro da região.
Igual a outras raças européias que chegaram ao país para cruzamento industrial com o gado zebuíno, a blonde tem apresentado boa performance na produção do novilho precoce, animal que fornece mais carne e é abatido mais cedo que o zebu puro.
Comprova a tese um trabalho desenvolvido pelo agrônomo Anibal da Silva Correa, da Universidade Estadual Paulista.
A experiência teve duração de 78 dias. Os animais de 24 meses de idade, com 3/8 de sangue blonde d'aquitaine e 5/8 nelore, foram abatidos com 19,026 arrobas.
Já os cruzados 1/2 sangue blonde d'aquitaine e 1/2 sangue nelore, tiveram rendimento ainda maior.
"Foram abatidos aos 24 meses e atingiram 19,5 arrobas de peso, o que mostra a importância econômica da cruza", diz Horácio Neto.

Texto Anterior: Show da Raça vai encerrar em São Paulo ranking de 1996
Próximo Texto: Andaluz Seis Estrelas bate recorde em 1996; Holandês inicia o ano com liquidação em SP; Pardo-suíço inaugura página na Internet; Mangalarga participa dos Jogos da Natureza; Haras Bela marca o Golden 97 para maio; Rodeio do paint horse acontece em Bauru
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.