São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O câmbio vai continuar o mesmo

GILSON SCHWARTZ
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

No sistema brasileiro, conhecido como "banda cambial", o governo anuncia uma faixa dentro da qual o valor do real será corrigido em relação ao dólar. Periodicamente, o Banco Central altera esse valor, operando assim no interior de "minibandas". Mas a velocidade, a frequência e a duração das bandas não estão fixadas. Ou seja, há um sistema, mas nenhuma regra formal.
Informalmente, entretanto, o Banco Central tem mantido uma política de desvalorizar o real em torno de 0,6% ao mês, em doses homeopáticas de 0,1%.
Há quem especule com a hipótese de mudanças mais fortes. Por exemplo, dentro dessa banda mais larga que o Banco Central anuncia, talvez fosse possível acelerar o ritmo de desvalorização.
Muitos economistas, entretanto, alertam que é inútil mudar essa política enquanto o governo não fizer a sua parte, ou seja reduzir o déficit público.

Texto Anterior: Tudo como antes no câmbio
Próximo Texto: Medida é elogiada pelo mercado financeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.