São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romário é convocado para 'teste'

Amistoso será contra Polônia

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Dois anos e meio depois de protagonizar a conquista do quarto título mundial do Brasil, na Copa dos EUA, Romário, 31, voltou a ser convocado para a seleção.
O nome do atacante flamenguista foi divulgado ontem à tarde, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no centro do Rio, pelo técnico Mario Lobo Zagallo.
Além de Romário, foram chamados outros 14 jogadores que atuam no Brasil para o amistoso contra a Polônia, dia 26, em Goiânia. Na semana passada, já haviam sido anunciados os sete convocados que jogam no exterior.
O treinador disse que Romário formará a dupla de ataque da seleção com Ronaldinho, do Barcelona, considerado o melhor jogador do mundo no ano passado.
Segundo Zagallo, Romário deveria ser chamado somente na próxima convocação, para o jogo do dia 2 de abril, em Porto Alegre, contra adversário ainda indefinido.
'Economia'
A decisão de antecipar a convocação do jogador foi motivada pelo fato de que a seleção deverá fazer pelo menos 16 partidas este ano, sendo a maioria amistosos.
Como as equipes estrangeiras só são obrigadas a ceder seus atletas sete vezes por ano para amistosos, Zagallo deverá "economizar" uma convocação do atacante do Barcelona no próximo jogo.
Assim, o técnico decidiu convocar Romário já para observá-lo atuando ao lado de Ronaldinho.
"É um teste, porque são dois atacantes que gostam de fazer gols. Se vai dar certo ou não, a resposta virá na prática e não na teoria."
Zagallo disse que o fato de chamar Romário não garante sua presença nas próximas convocações. "Ninguém tem cadeira cativa."
Sobre o momento do atacante do Flamengo, o técnico afirmou ser "evidente" a mudança de comportamento do jogador. "Estou levando isso em conta."
"É claro que o Campeonato Estadual do Rio permite aos atacantes fazer mais gols, mas o Romário já provou, na Copa de 94, que marca contra qualquer equipe."
Nos dois jogos do Flamengo no Estadual, Romário fez quatro gols.
O técnico demonstrou bom humor quando um repórter lembrou que, certa vez, ao responder sobre uma não-convocação de Romário, apesar dos pedidos da imprensa, Zagallo dissera: "O Lobo (seu outro sobrenome) comeu o lobby".
"Desta vez, o lobby comeu o Lobo", afirmou Zagallo. "O que acho é que há uma pressão muito grande. É fácil pedir, pedir e pedir, porque, na hora em que der errado, o treinador é que é cobrado."
Zagallo afirmou que o retorno de Romário à seleção aumentará o interesse pelo amistoso contra a Polônia. "O jogo vai ter um clima diferente devido a ele."
O técnico deu a entender que deverá utilizar o meia-atacante Giovanni, do Barcelona, como o "1" de seu esquema 4-3-1-2. Esse jogador tem a função de fazer a ligação do meio-campo com o ataque.

Texto Anterior: Defesa é a preocupação da Lusa para a partida contra o São José
Próximo Texto: Atacante quer muitos gols com Ronaldinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.