São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras na Dutra preocupam

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é só em museus e residências particulares que reside a prolixa produção do pintor Cândido Portinari. Desde 1936 e por mais de 20 anos, o pintor de Brodósqui realizou encomendas para bancos, ministérios, igrejas, bibliotecas, empresas privadas e até estradas.
E foram justamente os monumentos públicos ou realizados em boa parte para entidades governamentais que deram a Cândido Portinari a fama -pejorativa- de "pintor oficial", reputação essa fermentada ainda por seu interesse por motivos nacionalistas, que retratavam os momentos históricos do país, seus trabalhadores, hábitos e crenças.
Segundo João Cândido Portinari, filho do pintor, entre as obras realizadas para monumentos públicos, a que mais necessita de atenção são os quatro painéis "Construção de Rodovia", que, como sugere o nome, estão localizados na via Dutra, na Serra das Araras, no Rio de Janeiro.
"Seu valor histórico é muito grande, pois são os primeiros murais de meu pai. São de 1936 e estão fechados há muito tempo. Já tentamos visitá-los, mas ignoramos sua atual situação", disse.
Segundo Christina Gabaglia Penna, diretora-técnica do Projeto Portinari, entidade responsável pela catalogação de toda a obra do artista, também merecem atenção os painéis do antigo Ministério da Educação e Saúde, na av. Graça Aranha, no Rio, que estão em restauro desde os anos 80.

Texto Anterior: Juiz de Fora restaura Di, mas faz xixi em Portinari
Próximo Texto: Obra está em marco modernista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.