São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patrulha do Destino tem edições especiais

O inglês Grant Morrison é o roteirista da série

PEDRO CIRNE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Patrulha do Destino, tida como um dos grupos de super-heróis mais atípicos dos quadrinhos norte-americanos, terá suas histórias publicadas no Brasil, em edições especiais com histórias completas, a partir da próxima sexta, em lançamento da editora Heavy Metal.
A primeira edição da Patrulha terá cem páginas e conterá as histórias das edições americanas de número 19 a 22. Estão nos planos da Heavy Metal publicar as histórias da Patrulha pelo menos até o número 63, sempre em edições fechadas com histórias completas.
O diferencial dessas histórias da Patrulha, segundo o tradutor do material, João Paulo Lian Branco Martins, o Jotapê, é a qualidade do roteirista das histórias, o inglês Grant Morrison.
Morrison é conhecido por seu trabalho à frente da revista "Animal-Man", que escreveu por 27 números.
Suas histórias foram metalinguísticas e, entre outras coisas, promoveu um encontrou entre o Homem-Animal e ele próprio e ressuscitou a família do herói -que havia sido assassinada- com a justificativa de que se tratavam apenas de personagens de um gibi.
"Morrison não se preocupa em fazer histórias de heróis. Ele está sempre procurando a mídia de quadrinhos para divulgar suas idéias. Ele faz um caldo de cultura muito interessante", diz Jotapê.
Nas histórias dos Homem-Animal, por exemplo, Morrison defendeu a ecologia, o hábito de não comer carne e a ajuda a entidades preocupadas com o meio ambiente, como a Greepeance.
"Ele faz quadrinhos não-convencionais: as soluções das tramas são sempre intelectuais, nunca na porrada", diz.
Vertigo
A Patrulha do Destino faz parte do selo Vertigo, da editora norte-americana DC Comics.
Vertigo é destinado ao público adulto. Suas histórias não são como as convencionais de super-heróis. Geralmente são personagens de grande carisma junto ao público, que têm suas histórias escritas por anos seguidos por um mesmo roteirista.
Quando a Vertigo surgiu, eram apenas seis títulos mensais, encabeçados por "Sandman", do inglês Neil Gaiman, e "Swamp Thing" (Monstro do Pântano), do também inglês Alan Moore. Hoje, mais de 15 títulos integram o selo.
(PCA)

Revista: Patrulha do Destino
Lançamento: Heavy Metal
Quanto: R$ 7 (100 páginas)

Texto Anterior: `Muita coisa explode em "Marte Ataca"
Próximo Texto: Olivier inglês exalta a peça "Stanley"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.