São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Animações 3D partem de formas primitivas

DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns dos programas mais usados na geração de imagens tridimensionais são o "Softimage 3D", da Softimage, empresa da Microsoft, e o "3D Studio", da Autodesk, destinados a profissionais da área de computação gráfica.
Eles são capazes de fazer animações, gerar efeitos especiais e criar personagens e movimentos de jogos 3D.
Esse tipo de recurso é amplamente utilizado pela indústria cinematográfica.
No filme "Dragonheart", foram reproduzidos no dragão criado no computador com o "Softimage" as expressões faciais do ator Sean Connery.
Há programas que permitem o uso de máquinas menos potentes, mas que exigem muita memória RAM (40 Mbytes, no mínimo). É o caso do "Strata Studio Pro", da CAD Technology, para Macintosh.
O programa é usado por arquitetos, videomakers, publicitários e ilustradores para fazer animações avançadas com efeitos especiais ou para construir ambientes 3D.
A geração de uma imagem tridimensional segue quatro passos básicos: modelagem, texturização, visualização e renderização.
Na fase de modelagem, o usuário cria o objeto 3D a partir de formas primitivas (esferas, cubos, cilindros etc.).
Modelagem pronta, é hora de escolher a textura e a cor do objeto (liso, rugoso, escamoso, branco, vermelho, verde), para dar realismo à imagem.
O próximo passo é a visualização. O objeto ganha uma estrutura de arame (wireframe), que mostra como ele pode ser visto em cada ângulo.
A última etapa é a renderização, quando o computador junta todos os quadros para formar a cena animada.

Onde encontrar - Sisgraph (Softimage), tel. (011) 887-5300; Autodesk, tel. (011) 505-0275; CAD Technology, tel. (011) 829-8257

Texto Anterior: Micros vêm prontos para programas 3D
Próximo Texto: Internet democratiza uso de 3D
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.