São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Office 97" integra módulos à Internet

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

A Microsoft está lançando hoje no Brasil a versão em português do "Office 97", pacote que inclui seus mais populares programas.
Em um mercado que ganha concorrentes de peso (basicamente, o "Lotus SmartSuite 97" e o "Corel WordPerfect 7"), a Microsoft se esforçou para oferecer um produto que prima pela facilidade de uso e a integração entre seus elementos e entre eles e a Internet.
A versão "Standard" do "Office 97" inclui o processador de textos "Word", a planilha eletrônica "Excel", o gerenciador de apresentações "PowerPoint" e o "Outlook" -que substitui o gerenciador de informações pessoais "Schedule+". A versão "Professional" diferencia-se pela adição do banco de dados "Access".
Além disso, o pacote inclui "bônus", como a versão 3.01 do navegador "Internet Explorer" e o "MS Value Pack", conjunto de programas que compreende o "Camcorder" (grava "vídeos" a partir de sequências de telas) e o "Photo Editor" (editor de imagens sem muitas pretensões).
Também estão disponíveis o "Microsoft Binder" (que cria documentos pela combinação de outros documentos, mesmo de diferentes programas) e uma galeria de imagens (que incluem temas brasileiros, como bandeiras de Estados e personalidades).
Estética
Ao contrário do "Office 95", lançado paralelamente ao "Windows 95", o "97" não é só uma atualização para 32 bits. Os módulos foram cuidadosamente refeitos e inovam em vários pontos.
Entre as novidades está um visual modernizado, principalmente nos menus e barras de ferramentas. Como a empresa de Bill Gates não dá ponto sem nó, pode-se especular que essa nova interface antecipa o que será visto na futura versão do "Windows".
O "Office 97" acentua formas de trabalho impostas pela Microsoft, como conceitos de arrastar e soltar para criação de eventos e assistentes de tarefas.
O uso de partes comuns entre os diversos módulos do pacote também foi aprimorada. Dessa forma, o "Word" é travestido de ferramenta de composição de correio eletrônico quando o usuário quer escrever uma nova mensagem.
O mesmo "Word" é chamado pelo "Explorer" quando o usuário deseja editar uma página da Internet. Tudo de maneira automática e transparente. Feitas as alterações, a integração dos módulos do "Office" com a Internet permite que o usuário grave a página em qualquer servidor na rede.
No sentido contrário, qualquer módulo pode obter arquivos e informações a partir da Internet. É o caso do "Excel", que permite referência a dados em outras planilhas espalhadas pela grande rede.

Texto Anterior: Recuperar versões é possível
Próximo Texto: Animação facilita o trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.