São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Na hora do susto; Afiando a tesoura; Só no 2º mandato; Conta outra; Sonho tucano; Fritura federal; Hay gobierno...; Cara-de-pau; Campeonato vergonhoso; Disputa sem fim; Porta Aberta; Objeto do desejo; Amigo indesejado; Ver para crer; Crítica religiosa; Visita à Folha

Na hora do susto
Primeira reação do Planalto à decisão do STF que estendeu a 11 servidores civis o aumento de 28,86% dado aos militares: apressar a reforma do Judiciário. Pena que governo só pense nisso quando perde no tribunal.

Afiando a tesoura
De Kandir (Planejamento), sobre o impacto no Plano Real da decisão do STF que concedeu reajuste a servidores civis: "O governo tomará todas medidas para garantir as metas fiscais necessárias à estabilidade".

Só no 2º mandato
Atordoado com a decisão do STF que aumentou o funcionalismo, o Planalto avalia que só terá melhor sorte quando mudar a composição do tribunal. Mas, depois da iminente saída de Rezek, mudança só no ano 2000.

Conta outra
Ao saber que Inocêncio ameaçara levar o PFL para a oposição, para pressionar Zé Aníbal a desistir do bloco PSDB-PTB, FHC teve só uma reação: gargalhou. O presidente conhece bem os parceiros da "aliança do mal".

Sonho tucano
Zé Aníbal, que se espatifou na tentativa de formar o bloco PSDB-PTB, mas que tem crédito no Planalto por seu trabalho na reeleição, pode ser consolado com o cargo de Benito Gama, líder do governo na Câmara.

Fritura federal
De todos os líderes que trabalharam pela reeleição, Benito Gama (PFL) é o que tem menos crédito no Planalto. Poderia presidir uma comissão da Câmara.

Hay gobierno...
Frase do ministro Luiz Carlos Santos (Articulação Política), que combina com a bravata de Inocêncio de levar o PFL à oposição: "Depois que Tiradentes morreu na forca, mineiro nenhum faz oposição ao governo".

Cara-de-pau
Os tucanos tentaram encontrar uma saída honrosa para o fim do bloco PSDB-PTB: queriam que os petebistas assumissem a iniciativa do rompimento. A proposta foi recusada na hora.

Campeonato vergonhoso
Os atlas da Fundação SOS Mata Atlântica do período 90-95 mostrarão que o Paraná é o Estado onde há maior devastação entre os 16 do país que possuem esse tipo de vegetação. Razão: lei de desmatamento muito liberal.

Disputa sem fim
Fracassada a formação dos blocos, os partidos retomam a política de filiação. Dia 26, Amazonino Mendes (AM) entra no PFL. O PSDB ganha o reforço de mais quatro deputados. Vai a 95.

Porta Aberta
FHC ouvirá os senadores rebeldes do PMDB antes de indicar os ministros da Justiça e dos Transportes. Promessa feita a Sarney, na véspera da viagem do ex-presidente ao exterior.

Objeto do desejo
De todos os candidatos ao Ministério dos Transportes, o que mais tem se esforçado para alcançar o primeiro lugar no pódio é o deputado Moreira Franco (PMDB-RJ). "Ele quer muito", confidencia um palaciano.

Amigo indesejado
Aliados de Moreira Franco (PMDB) dizem que ele não tem o apoio de Newton Cardoso para ser nomeado ministro dos Transportes: "Quem falou isso está querendo queimar o deputado", diz um peemedebista.

Ver para crer
O PMDB deve reduzir o período de prorrogação de sua direção partidária. De um ano para seis meses, no máximo.

Crítica religiosa
A Arquidiocese de São Paulo (Católica) e outras igrejas fazem hoje ato contra a operação de "tolerância zero" que a PM implantou no centro paulistano.

Visita à Folha
O governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de sua coordenadora de imprensa, Mary Zaidan.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Henrique Hargreaves, ex-chefe da Casa Civil, sobre o Planalto insinuar que a decisão do STF de estender a 11 servidores civis reajuste dado a militares é bomba de efeito retardado deixada por Itamar Franco:
- Os que participaram da decisão ainda estão no governo. Mandando bem. Por que então o Plano Real não é também de Itamar e considerado um bônus que explodiu nas mãos de FHC?

Próximo Texto: Tempo é dinheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.