São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desarmamento inicia em março

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo deverá iniciar em março operação de desarmamento na região do Bico do Papagaio (sudeste do Pará, sul do Maranhão e norte de Tocantins).
A região é considerada a área rural mais violenta do país, segundo levantamento do governo.
A operação será baseada na lei que torna crime o porte ilegal de arma, sancionada ontem por FHC. Vão participar da operação o Exército, a Polícia Federal e as polícias Civil e Militar dos Estados.
O principal objetivo é desarmar fazendeiros e invasores que possuem arsenais irregulares de armas. Mas as ações visam também combater casos de trabalho escravo, narcotráfico, roubo de carros e exploração ilegal de madeira.
Planejamento
O planejamento da operação no sudeste do Pará foi iniciado na terça-feira passada durante a visita do ministro Nelson Jobim (Justiça) ao governador Almir Gabriel (PSDB).
Neste ano, cinco pessoas foram mortas no sudeste do Pará em conflitos fundiários. Nos dois últimos anos, o Estado registrou 47 mortes em disputas de terra.
Uma das prioridades da operação é vistoriar áreas invadidas por grupos armados de ladrões de madeira que seriam financiados por madeireiros da região.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Pará, Paulo Sette Câmara, essa seria a situação da fazenda Bamerindus, do ex-ministro da Agricultura e senador José Eduardo de Andrade Vieira (PTB-PR).

Texto Anterior: Dirigente da OAB critica d. Paulo
Próximo Texto: Intolerância
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.