São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intolerância

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Na peleja publicitária que vem da eleição municipal e anuncia a estadual, a polícia de Nova York é a obsessão.
Na campanha, Maluf focou as críticas a Covas na segurança e usou "municipalização" como código para tripudiar sobre o tucano. Polícia tão ineficiente precisaria ser tirada do governador, virando municipal, como em NY.
Covas aguardou, mas respondeu. Espalhou novas "viaturas", com desfile para a televisão, e copiou o mais popular dos projetos nova-iorquinos, que leva o título fascista de "Tolerância Zero".
Nos últimos dias de "intolerância", ganhou atenção ampla e elogiosa no "mundo cão" que ocupou o início da noite, em programas como Aqui Agora, Brasil Verdade, Cidade Alerta etc. Encontrou, como se diz, solo fértil.
Nem é preciso dizer no que resulta a idéia fora de lugar, de "tolerância zero", em país que mal tolera direitos civis.
*
O secretário de Segurança seguia em campanha contra a "municipalização" na Globo:
- O problema é muito mais complexo do que montar uma guarda e pôr aí, nas ruas.
*
Em meio ao jogo de interesses de transmissão que acovarda a televisão, surgiu um atirado Jornal da Band. Esta primeira semana, ao menos, esqueceu as conveniências da própria"Band", e atirou:
- Exclusiva... Uma importante fábrica de material esportivo garante que os indícios apontam na direção certa: a Nike escalou Romário.
Nem Zagallo nem gols, mas a "patrocinadora". No dizer do mesmo, deliciosamente desbocado, "o lobby comeu o lobo". E Globo, SBT e Record citaram como se fosse piada.
*
- Mais um escândalo financeiro abala o país...
Mais um... E nem os âncoras, empostando, fingindo brio moral, pareciam acreditar que vai ser diferente.

Texto Anterior: Desarmamento inicia em março
Próximo Texto: Os nós no acordo com SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.