São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simples tem adesão de 250 mil micro

DA REPORTAGEM LOCAL

A Receita Federal informou ontem que 250 mil micro e pequenas empresas em todo o país já aderiram ao Simples -o sistema simplificado de pagamento de impostos e contribuições federais.
A avaliação da Receita foi feita na semana passada, após o Carnaval, quando as empresas fizeram o primeiro pagamento do Simples, referente ao faturamento de janeiro.
A informação foi dada ontem em Brasília pelo secretário da Receita, Everardo Maciel, durante solenidade de abertura do treinamento que o órgão realiza com técnicos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para explicar o funcionamento do novo regime tributário.
O presidente nacional do Sebrae, Pio Guerra, disse que o órgão está realizando estudos detalhados em dois Estados -um do Nordeste e outro do Centro-Sul- para avaliar o impacto que o novo regime causará às micro e pequenas.
As 250 mil empresas que aderiram ao Simples representam 12,5% dos cerca de 2 milhões existentes no país. Esse número, embora seja pequeno em relação ao universo de empresas, pode ser considerado expressivo se analisado em relação ao tempo de vigência da lei, disse Maciel.
"A lei do Simples foi assinada em dezembro. É um prazo muito curto para algo que representa uma reconstrução inteira de tudo o que se fazia no Brasil em matéria tributária", afirmou o secretário.
Maciel disse que não está preocupado com o fato de os Estados e municípios ainda não terem aderido ao Simples. "Essa adesão deverá ocorrer à medida que o sistema mostrar aumento de arrecadação com a incorporação de empresas que hoje estão no setor informal."
Campanha Maciel e o ministro da Fazenda, Pedro Malan, iniciam hoje, em Belo Horizonte (MG), a campanha "Emprego é Simples". Eles se reunirão com as lideranças partidárias mineiras e representantes das três centrais sindicais e das associações comerciais do país.
O objetivo é sensibilizar os políticos e empresários para que os Estados e municípios aprovem leis aderindo ao Simples. Até agora, somente o Maranhão e o Distrito Federal aprovaram leis, mas ainda não assinaram convênios de adesão com o governo federal.
No dia 5 de março, Maciel e Malan estarão em São Paulo para debater a adesão do Estado ao Simples. No dia 12 a reunião será com os deputados e empresários do Rio de Janeiro.

Texto Anterior: CPMF pode render R$ 5,8 bilhões no ano
Próximo Texto: São Paulo tem verba para recuperar safra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.