São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Buenos Aires bate o Rio, afirma COI

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A capital da Argentina, Buenos Aires, tem boas chances de ficar entre as finalistas que serão escolhidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para ser a sede da Olimpíada de 2004.
A informação é de um comunicado feito pela comissão do COI que visitou as candidatas.
Ao lado de Buenos Aires, são favoritas, segundo a comissão, a italiana Roma, a sueca Estocolmo e a grega Atenas.
O Rio de Janeiro, candidata brasileira, não consta na relação -o que colocaria a perder todo o esforço que o Comitê Rio 2004 tem feito para conquistar a simpatia dos integrantes do COI.
A escolha de quatro ou cinco finalistas acontece em Lausanne, Suíça, em 7 de março.
Qualidades
Buenos Aires foi a cidade latino-americana que melhor impressão causou à comissão -batendo o Rio e San Juan (Porto Rico).
O comunicado elogiou as "belas instalações" para as competições de equitação e as boas condições dos estádios de futebol.
Também causou boa impressão a proposta argentina para que a tocha olímpica percorra todos os países da América do Sul e a Antártida.
Européias
Roma, que já foi sede de uma Olimpíada, foi outra cidade bastante elogiada. A definição sobre a capital italiana: "está preparada de forma profissional, com estupendas instalações para futebol, tênis e natação".
O único revés apontado para Roma é o excesso de veículos nas ruas, o que exigiria algumas obras para "desafogar" o tráfego.
Atenas, por sua vez, oferece um "estupendo" complexo esportivo, a apenas 15 minutos da vila olímpica. Foram elogiados o velódromo e as quadras de basquete.
Além disso, o governo grego tem feito inúmeros esforços para melhorar as condições ambientais.
Há ainda, a favor da cidade grega, o aspecto sentimental: Grécia foi a primeira sede dos Jogos Olímpicos, em 1896.
Estocolmo destaca-se por sua "alta tecnologia" e por ter ótimas instalações para os atletas.
Mas, em plebiscito, 52% dos habitantes da cidade disseram ser contra a realização dos Jogos Olímpicos em Estocolmo, pois temem que as condições ambientais sejam prejudicadas.
As outras
Segundo a comissão, todas as cidades concorrentes demonstraram ter condição de organizar uma Olimpíada, mas algumas precisam de mais tempo para se estruturar melhor.
As demais candidatas são: Lille (França), São Petersburgo (Rússia), Sevilha (Espanha) e Istambul (Turquia) e Cidade do Cabo (África do Sul).
A cidade africana pode ser lembrada pelo COI por razões políticas, ou pelo continente nunca ter sido sede de Olimpíada -"apesar de ter altos índices de delinquência".
A decisão final sobre quem receberá os Jogos de 2004 acontecerá em setembro.

Texto Anterior: Anteontem
Próximo Texto: Argentina nega euforia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.