São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBF pressiona e Farah suspende tempo técnico

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

As relações entre a Federação Paulista e a Confederação Brasileira de Futebol ficaram ainda mais tensas ontem.
Além de elas estarem brigando por datas para jogos do Paulista e da Copa do Brasil, a FPF teve de cancelar o tempo técnico, devido à pressão da Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol.
A parada, que servia para os técnicos darem instruções aos seus jogadores, durava três minutos. O treinador do time que desse a saída em cada tempo tinha direito de pedi-la entre o 1º e o 30º minuto.
O presidente Eduardo José Farah, da FPF, espera receber um ofício da CBF confirmando a determinação da Fifa. Caso contrário, ameaça retomar o tempo técnico.
A retaliação
Anteontem, Farah acusou Ivens Mendes, presidente da Conaf, de ter pressionado árbitros do quadro da Fifa que atuam no Paulista a boicotar a parada técnica.
Farah conversou com alguns juízes, como Cláudio Cerdeira, de Guarani x Santos, e Jorge Travassos, de São Paulo x Rio Branco, exigindo que os dois não seguissem as orientações de Mendes.
Revoltado com a postura do presidente da Conaf, que classificou de "aética e inconveniente", Farah decidiu considerá-lo "persona non grata" no futebol de São Paulo e inimigo do futebol paulista.
A FPF proibiu a presença de Mendes nas dependências administrativas, incluindo vestiários, dos estádios de São Paulo.
A justificativa
O presidente da Conaf reagiu às determinações de Farah, definindo-as como "muito radicais".
"Ele não entendeu que não sou eu nem a Conaf nem a CBF que estamos contra o tempo técnico. Quem está contra é a Fifa. Só o pressionamos para cumprir as determinações na Fifa", explicou.
Mendes lamentou ainda ter sido considerado inimigo do futebol paulista. "É estranha toda essa reação do Farah. Eu não faria a mesma coisa, não o proibiria de entrar em estádios de futebol. Afinal, que eu saiba, existe o direito de ir e vir." (JCA)

Texto Anterior: Oscar deixa o Cruzeiro após derrota para gremistas
Próximo Texto: Desequilíbrio do Paulista-97 inquieta FPF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.