São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criadores do evento eram 'mauricinhos' no Paraná

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Festival de Teatro de Curitiba nasceu da ousadia de um grupo de garotos, com idade média de 20 anos, depois de assistirem à última sessão da peça "New York por Will Eisner", encenada por Edson Bueno, há cinco anos.
Os estudantes Cássio Chamecki, 18, de Administração de Empresas, Leandro Knopfholz, 17, de Engenharia Elétrica, e o professor de História Victor Aronis, 26, deixaram o Teatro Guaíra (onde foi encenada a peça) e começaram a planejar o festival.
"Saímos do teatro indignados, porque, apesar de existir uma dezena de salas na cidade, apenas uma peça estava em cartaz. Sabíamos que era um setor a ser explorado", conta Knopfholz.
Sem experiência na área cultural e quase nenhum contato, eles fundaram a FTC Entretenimento , que até hoje organiza o evento.
Com jeito de "mauricinhos" e adeptos do estilo "yuppie", produziram um vídeo com a participação de artistas consagrados, como Paulo Autran e Irene Ravache.
Bateram de porta em porta em busca de patrocínio para a "grande idéia". A maioria dos empresários considerava inviável a proposta de fazer um evento teatral de grande porte fora do triângulo São Paulo-Rio-Belo Horizonte.
Para piorar a situação, a produção teatral no início dos anos 90 sofria com a falta de incentivos para o setor cultural.
O primeiro a "comprar" a idéia foi o Boticário. Depois, o Bamerindus resolveu bancar a proposta, seguido pelo Positivo e pela Vasp.
Já na primeira edição do festival os garotos conseguiram inaugurar duas casas de espetáculos na cidade: a Ópera de Arame e o Espaço 5.
Levaram a Curitiba profissionais de renome como Gerald Thomas, Gabriel Villela e Antônio Nóbrega.
A repercussão nacional do festival e 20 mil ingressos vendidos incentivaram a continuidade do projeto. Peças como "Sonhos de Uma Noite de Verão" (Cacá Rosset) e "The Flash and Crash Days" (Gerald Thomas) ajudaram a consagrar o evento como um dos mais importantes do país.

Texto Anterior: Festival de Curitiba quer projetar talentos
Próximo Texto: Atriz Elizabeth Taylor tem tumor benigno extirpado do cérebro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.