São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Norte muda premiê

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Coréia do Norte, um antigo aliado da China que mantém um dos mais fechados regimes comunistas do mundo, nomeou um primeiro-ministro interino, mas não explicou a razão da saída do anterior ocupante do cargo.
O vice-premiê Hong Song Nam assumiu o cargo que era de Kang Song San, que estava no cargo desde 1992. Segundo diplomatas, Kang ocupava o sexto lugar na rígida hierarquia norte-coreana, enquanto Hong era o 19º.
Kang não aparece em público há cerca de um ano, o que criou rumores de que ele está doente. Se o afastamento for confirmado, pode indicar ainda uma cisão entre os comunistas, já fragilizados pela deserção de Hwang Jang-yop, 74.
Hwang, 24º na hierarquia norte-coreana, está refugiado desde o último dia 12 na Embaixada da Coréia do Sul em Pequim. A China ainda não decidiu se permite que Hwang seja transportado até Seul.
A morte de Deng Xiaoping, segundo fontes oficiais sul-coreanas, deve atrasar a solução do impasse diplomático sobre a deserção dele. Não haverá negociações até o funeral de Deng.

Texto Anterior: Jornal mostra Deng na França
Próximo Texto: Após se entregar, diplomata é acusado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.