São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Jogada antecipada; Faca de dois gumes; Fala indexada; Passou recibo; Começando a respirar; Mais nhenhenhém; Voz das trevas; Esforço inútil; Fogo cruzado; O imperador do norte; Afago oficial; Virou costume; Sem disfarce; Espécie em extinção; Câmara de compensações; Glasnost militar; Boca livre

Jogada antecipada
Parlamentares governistas e analistas do mercado financeiro tinham avaliação semelhante ontem: o governo, por meio do BC, liquidou 15 empresas ontem para afastar o fantasma da CPI do sistema financeiro. No Planalto, há quem concorde.

Faca de dois gumes
Do senador Amin (PPB-SC), sobre o BC ter liquidado 15 empresas ontem: "Serena o ânimo do mercado, que teme a CPI do sistema financeiro, e possibilita investigação instantânea que pode comprometer políticos".

Fala indexada
Ao lembrar que os servidores estão há dois anos sem reajuste, o ministro Marco Aurélio de Mello (STF) deu a senha: existe ambiente favorável no Supremo Tribunal Federal para ação reivindicando reposição salarial.

Passou recibo
O presidente do STF, Sepúlveda Pertence, não gostou dos comentários de FHC, mas também ficou furioso por Marco Aurélio de Mello, seu colega de tribunal, ter aceitado o bate-boca.

Começando a respirar
Para exemplificar como as estatais paulistas se recuperaram economicamente em dois anos de seu governo, Mário Covas cita o fato de a Sabesp ter R$ 1,2 bi para investimentos em 97.

Mais nhenhenhém
Após dois dias de debates sobre seu futuro, em Vitória, a esquerda chegou a uma conclusão: é preciso fazer mais três encontros para discutir o tema.

Voz das trevas
O deputado federal Lima Neto (PFL-RJ) surpreendeu seus colegas na última reunião da executiva pefelista ao propor uma volta ao passado: a elaboração de um projeto de lei para garantir o sigilo das doações eleitorais.

Esforço inútil
Ney Suassuna (PB) coletou 19 das 22 assinaturas do PMDB no Senado em apoio a seu nome para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos. O nome do partido é Renan Calheiros (AL).

Fogo cruzado
A reforma administrativa será debatida segunda ao meio-dia na sede do PNBE, em São Paulo, por Bresser (Administração), Moreira Franco (relator das medidas) e Genoino (PT).

O imperador do norte
O PFL levará 300 convidados para a filiação do governador Amazonino Mendes (AM), dia 25. A festa será em Brasília.

Afago oficial
Preocupado em não deixar mal o PSDB após vetar o bloco com o PTB, FHC transmitiu, via assessores, que entende que seu partido sempre se sacrificou pelo governo e que o líder José Aníbal (SP) sempre foi correto e leal.

Virou costume
Sempre que opta pelo PFL em uma batalha com o PSDB, o presidente faz afagos nos tucanos. O problema é que cresce no partido o sentimento de que, na hora H, FHC deixa a legenda na mão.

Sem disfarce
Detalhe citado por um tucano para mostrar o nível atual de controle do Executivo sobre o Legislativo: a reunião para veto a blocos ocorreu na casa de Serjão, dublê de ministro das Comunicações e operador político.

Espécie em extinção
O grupo quercista do PMDB tentou fazer uma reunião do diretório paulista do partido na quarta. Para questionar a adesão de deputados estaduais a Covas. Dos 63 membros, apareceram 9. Todos voltaram para casa.

Câmara de compensações
O PMDB deve reduzir o período de prorrogação de sua direção partidária. De um ano para seis meses, no máximo.

Glasnost militar
Aldo Rebelo (PC do B) participa de debate na Escola de Guerra Naval da Marinha, dia 4 de abril.

Boca livre
Por um acordo com o sindicato da categoria, alguns cinemas de Brasília passaram a oferecer ingressos grátis para jornalistas. Segundo o sindicato, é para "aperfeiçoamento" cultural.

TIROTEIO
De Milton Temer (PT-RJ), sobre FHC ter desautorizado a formação do bloco PSDB-PTB a pedido do PFL: - O Zé Aníbal, líder tucano, pensou que ia passar por cima do Inocêncio, líder pefelista, com seu jipe. Foi atropelado pelo trator de FHC, que mostrou mais uma vez de que lado está.

E-mail: painel@uol.com.br

Próximo Texto: Tradição alagoana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.