São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sanção a Cuba leva EUA a boicotar OMC

DE WASHINGTON

Os Estados Unidos anunciaram que vão boicotar o comitê que a Organização Mundial do Comércio (OMC) formou, a pedido da União Européia, para julgar a legitimidade da lei Helms-Burton, que impõe sanções a empresas de outros países que tenham negócios em Cuba.
A Helms-Burton, sancionada pelo presidente Bill Clinton no ano passado, durante a campanha eleitoral, tem sido atacada com vigor pelo Canadá e países da Europa.
O subsecretário de Comércio para assuntos internacionais, Stuart Eizenstat, disse que "não é da competência da OMC dirigir a política externa dos EUA".
Os Estados Unidos têm recorrido a comitês da OMC para investigar políticas de outros países. Pediram à entidade, por exemplo, que examine a política automotiva do Brasil.
Em geral, os Estados Unidos vêm ganhando as causas que levantam na OMC, entidade estabelecida em janeiro de 1995 e que ainda está buscando se legitimar na comunidade internacional.
Essas vitórias têm sido usadas pelo governo Clinton como argumento diante dos críticos que temiam ver interesses do país prejudicados por decisões da OMC.

Texto Anterior: Brasil e EUA não resolvem divergências
Próximo Texto: O Real para japonês tem dois pecados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.