São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coalizão de oposição elege o novo prefeito da capital sérvia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Zoran Djindjic, um dos três líderes da coalizão de oposição Zajedno, foi eleito ontem prefeito da capital sérvia, Belgrado. Há mais de 50 anos a cidade era controlada pelos socialistas.
O Conselho Municipal belgradino, agora dominado pela oposição, elegeu Djindjic, 44, em sessão marcada por certa intranquilidade. Membros do ultranacionalista Partido Radical acusaram Djindjic de ser um "espião alemão". A tentativa de tumultuar a eleição, porém, fracassou.
Segundo a oposição, a prefeitura da capital é a primeira fase da derrubada do presidente socialista Slobodan Milosevic. Controlar Belgrado significa controlar sua TV estatal. O monopólio de TVs, detido pelo governo, é o fator determinante da longa permanência de Milosevic no poder.
Derrubada da estrela
A festa da vitória da oposição começou ontem com a retirada da estrela vermelha de cinco pontas, símbolo do governo socialista, da sede da Prefeitura de Belgrado.
Depois, milhares de simpatizantes da oposição foram à praça da República, no centro da cidade, festejar a vitória da Zajedno.
A Zajedno obteve o controle de Belgrado, e de outras 13 cidades, após organizar, por mais de 80 dias, manifestações que chegaram a reunir até 300 mil pessoas nas ruas. O governo de Milosevic havia anulado os resultados das eleições municipais de novembro, vencidas pela oposição.
Na semana retrasada, porém, Milosevic cedeu, e o Parlamento do país, controlado pelos socialistas, aprovou uma lei reconhecendo a vitória dos oposicionistas.

Texto Anterior: Visita a Ieltsin deixa Albright otimista
Próximo Texto: Blindado da ONU é atacado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.