São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blindado da ONU é atacado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um veículo blindado da ONU foi atingido ontem por um foguete antitanque no setor croata da dividida cidade de Mostar, sul da Bósnia. Não houve vítimas.
O ataque foi o primeiro a uma patrulha da Força de Estabilização (SFOR -em inglês) desde a assinatura, em 1995, do acordo de Dayton, que pôs fim à guerra da Bósnia. A SFOR, uma força de paz internacional, tem por função garantir o citado acordo.
O foguete penetrou a blindagem do carro, mas nenhum dos cinco soldados espanhóis que estavam dentro do veículo se feriu.
A ONU deslocou rapidamente uma patrulha para a região, mas não conseguiu achar os atacantes. Apenas lançadores de foguete foram encontrados. Segundo Mike Fabro, um porta-voz das Nações Unidas, seria difícil determinar quem efetuou os disparos.
Mostar foi palco de uma violenta guerra entre muçulmanos e croatas em 1993. Desde então, a cidade está dividida em dois setores, e conflitos esporádicos ocorrem.
A tensão na cidade aumentou depois que, no último dia 10, um muçulmano morreu e ao menos 20 ficaram feridos em um enfrentamento com croatas.

Texto Anterior: Coalizão de oposição elege o novo prefeito da capital sérvia
Próximo Texto: Netanyahu pode ser indiciado, afirmam TVs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.