São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma agrária; Precatórios; Matrículas; Prisão; Calendário escolar; Aniversário da Folha; Dois pesos

Reforma agrária
"Esclareço à opinião pública que na visita do ministro da Política Fundiária, Raul Jungmann, à Central Única dos Trabalhadores, em 5/2, tive a oportunidade de entregar-lhe o documento de reivindicações dos assentados e acampados no Estado de São Paulo.
Esse documento contempla as aspirações não só dos sindicatos filiados à CUT, mas também do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Durante a visita, reforçamos ainda o pedido de liberação das verbas do Procera (Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária) para todos os assentamentos de São Paulo.
Lafaiete Pereira Biet, coordenador do Departamento Estadual dos Trabalhadores Rurais da CUT-SP (São Paulo, SP)

Precatórios
"O episódio dos precatórios é uma vergonha nacional. E a impunidade dos que participaram da negociata está fazendo PC Farias revirar no túmulo, provocando inveja nos anões do Orçamento e deixando Collor hilariante com o novo escândalo nacional.
Os ingredientes são os mesmos: empresas fantasmas, remessa de dinheiro ao exterior, pagamentos de comissões, propinas etc. A única diferença: o dinheiro do Collorgate veio dos empresários, via doações para a campanha; o dos precatórios foi tirado do povo."
Mauri Vieira Costa, presidente do Conselho Regional de Administração e do Sindicato dos Administradores do Estado de Pernambuco (Recife, PE)

Matrículas
"Triste e lamentável verificarmos essa briguinha entre Estado e município no que tange às vagas para a escola primária. Isso, ainda, sem contar o flagrante desrespeito à Constituição por parte daqueles que têm a obrigação de cuidar da educação e da cultura.
O que é que está acontecendo neste país? Ignorar e se omitir naquilo que é um dos pontos mais sagrados em um país que pretende ser primeiro mundo -a valorização da criança e a sua educação- já é ultrapassar todo e qualquer limite. É um escândalo!"
David Zylbergeld Neto (São Paulo, SP)
*
"É revoltante que a principal autoridade educacional de São Paulo, a secretária Tereza Roserley, se valha de uma interpretação falaciosa da Constituição para recusar a matrícula de 85 mil crianças que têm 7 anos incompletos.
Ao dizer que a responsabilidade é apenas dos municípios, a secretária ignora vários dispositivos legais. Entre eles, o artigo 211 da Constituição Federal, que dispõe que 'os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio'.
Entrei com ação no Ministério Público para assegurar as matrículas."
Cesar Callegari, deputado estadual (PMDB-SP) e presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Prisão
"A coluna de d. Luciano Mendes de Almeida (15/2) deve ser lida e relida por quem ainda acredita na prisão como vingança. Punir o crime e regenerar o criminoso é sempre o desafio de um sistema penitenciário. Aplauso e apoio à Campanha da Fraternidade 1997." Carlos A. Idoeta, diretor da Seção Brasileira da Anistia Internacional (São Paulo, SP)

Calendário escolar
"Considerando que: vem ocorrendo no calendário escolar disparidade cronológica entre os níveis primário, secundário e universitário, comumente abrangendo membros de uma mesma família; a ocorrência do Carnaval, de incidência móvel, está diretamente implicada no calendário escolar; a conveniência de padronizar os períodos escolares de aulas e férias. Proponho:
1 - Que o ano letivo escolar dos níveis primário, secundário e universitário se inicie na primeira segunda-feira posterior ao Carnaval e se encerre em 20/12;
2 - Sejam de férias o período de 21/12 ao primeiro domingo posterior ao Carnaval, bem como o mês de julho;
3 - E, por ser o Carnaval festa com data móvel, sejam deduzidos, quando for o caso, das férias de julho, a contar do dia 1º, os dias necessários para compensar aritmeticamente a carga horária anual de trabalho escolar."
Bernardo Spindola Mendes Filho (São Paulo, SP)

Aniversário da Folha
"À Folha, na data do seu 76º aniversário, os meus votos de um futuro cada vez mais voltado à prática do bom jornalismo, que a colocou no lugar de merecido destaque que ocupa.
A Folha, cuja evolução acompanho com carinho, desde quando Octavio Frias de Oliveira e o saudoso Carlos Caldeira Filho assumiram a empresa que a edita, sempre soube procurar o novo e fez da agilidade e da solidez empresarial o suporte indispensável para o jornalismo exemplar que pratica.
Parabéns."
Paulo Maluf, ex-prefeito e ex-governador de São Paulo (São Paulo, SP)
*
"Cumprimento a Folha pelos seus 76 anos de vida. Parabenizo-a pelo papel de destaque que ocupa hoje na imprensa brasileira."
Aloysio Nunes Ferreira Filho, deputado federal pelo PMDB-SP e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (Brasília, DF)
*
"Setenta e seis anos de história. Parabéns à Folha, um jovem jornal setentão."
Henrique Waksman, presidente da Fundação Cesp (São Paulo, SP)
*
"As nossas congratulações pelos 76 anos de difusão de reportagens à população. Parabéns."
Eduardo José Bernini, presidente da Eletropaulo (São Paulo, SP)
*
"Tenho a satisfação de cumprimentá-lo, bem como aos editores e demais funcionários, pelo aniversário de fundação da Folha. Sucesso sempre."
Israel Zekcer, secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)
*
"É ótimo poder ler, todos os dias, um jornal como a Folha, fiel documento da história deste país. Parabéns pelos 76 anos!"
Dimas Ramalho, secretário de Habitação do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)
*
"Cumprimentos pela passagem do aniversário da Folha."
Pedro Sirotsky, vice-presidente da RBS (Florianópolis, SC).
*
"Parabéns à Folha pelo seu aniversário setentão. Parabéns a um jornal que faz história."
Maria Theodora Silva, Nicodemus Pessoa e Thiago Ferreira, diretores da Terra Nova Consultoria de Comunicação e Marketing (São Paulo, SP)
*
"A Instituição Religiosa Perfect Liberty vem parabenizar este órgão da nossa imprensa por mais um aniversário à serviço da coletividade."
Marino Moriguchi, da Instituição Religiosa Perfect Liberty (São Paulo, SP)
*
"Cumprimento toda a equipe da Folha pelo transcurso do 76º aniversário, formulando votos de crescente êxito no interesse da coletividade e do país."
Odilon Brandão Melo (Barueri, SP)

Dois pesos
"Se o presidente candidatar-se à prefeitura de uma cidadezinha do interior, deverá afastar-se do cargo seis meses antes das eleições. Se recandidatar-se à Presidência, poderá fazê-lo no exercício do cargo. É assim a Constituição?"
Alvaro Bernal de Almeida (João Pessoa, PB)

Texto Anterior: Pelo fortalecimento do salário mínimo
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.