São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Déficit estoura meta e fica em 3,9% do PIB

Governo esperava 2,4%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O déficit do setor público (despesas maiores que receitas) estourou em 96 a meta fixada pelo governo.
Segundo o Banco Central, o déficit operacional de União, Estados, municípios e estatais fechou em 3,89% do PIB (Produto Interno Bruto, total das riquezas produzidas pelo país) no ano passado.
No início de 96, a equipe econômica fixou como meta reduzir o déficit a 2,4% do PIB -a metade dos 4,79% registrados em 95.
O déficit de 3,89% do PIB significa que União, Estados, municípios e estatais gastaram R$ 29,229 bilhões além do que arrecadaram.
Apesar da meta frustrada, o resultado não foi tão negativo quanto as últimas projeções do governo. Diante do cenário desfavorável nas contas públicas em outubro, chegou-se a fazer projeções de que o déficit fechasse em 4,5% do PIB.

Texto Anterior: O pacote da saúde pode acabar num desmanche social; Senado x BC; Amigos?; Boa notícia; O frentismo, doença senil do imobilismo; Comandante Figueiredo, um homem de bem; Dever de casa; Má estréia; Sem chance
Próximo Texto: Juiz condena PMs do Ceará a até 54 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.