São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quais dicas da vovó são verdadeiras

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Leite com manga, banho depois do almoço e pés descalços no chão frio são alguns dos fantasmas que assustaram crianças no Brasil durante várias gerações.
Uma boa parte das recomendações e dicas de saúde transmitidas às crianças, principalmente pelos seus pais e avós, não passam de mito, sem qualquer respaldo científico. A Folha consultou na última semana uma série de especialistas que avaliaram uma lista (veja quadro ao lado) das crenças populares mais comuns.
O banho é o primeiro exemplo. Tomar banho depois de comer ou lavar a cabeça durante o período menstrual eram atitudes proibidas há 20 ou 30 anos.
Paulo Olzon Monteiro da Silva, 48, médico de família e professor de clínica médica da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), explica que não há qualquer problema em tomar um banho nessas situações.
Segundo Silva, depois de uma refeição, mais sangue é desviado para o intestino para agilizar o processo de digestão. As pessoas devem evitar nesse período qualquer atividade que vá exigir uma maior quantidade de sangue nos músculos ou em outra parte do corpo.
Assim, é uma boa idéia evitar nadar, jogar bola ou fazer sauna depois do almoço. Mas um simples banho não traz qualquer risco.
Andar descalço ou tomar gelado não deixa ninguém com resfriado ou pneumonia (infecção dos pulmões). Silva explica que, no inverno, o ar mais frio pode dificultar o processo de "limpeza" do aparelho respiratório e aumentar as chances de uma gripe. Mas o chão frio e a bebida gelada não têm qualquer ação nessa história.
O espelho também era um grande inimigo das nossas avós. Olhar no espelho ou fazer a barba depois de comer era considerado um sacrilégio. Abrão José Cury Júnior, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, garante que esse temor é totalmente infundado.
E as famosas plantas que não podiam ficar no quarto de dormir? Outro mito. As avós juravam que o gás carbônico liberado pelas plantas à noite podia trazer riscos à saúde. Pois uma pessoa que dorme ao lado de outra em um mesmo quarto libera muito mais gás carbônico que uma simples planta.
Boas dicas
Mas nem tudo era lenda nos tempos das vovós. A sesta (descanso) após o almoço é uma das recomendações defendidas pelos médicos.
Cury diz que a sesta é repousante, economiza energia para o corpo e garante um bom aporte de sangue durante a digestão.
O uso de bolsa de água quente para tratar tersol também é uma boa pedida.

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Saiba o que é mito e o que é verdade nas crenças do tempo da vovó
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.