São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Excel Econômico quer conquistar o varejo

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O dono do banco é sírio e tem um sócio suíço. A sede fica na Bahia, na avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador. O logotipo domina a camisa 12 do goiano Túlio e de seus colegas no maior time paulista, o Corinthians. Sem falar no peito de Bebeto, do Vitória, e dos mineiros do América.
Esse mosaico é o retrato do Banco Excel Econômico, de Ezequiel Nasser, em sociedade com o Union Bancaire Privée (com 14%). Retrato do Brasil, a diversidade que marca a instituição sucessora do ex-banco de Ângelo Calmon de Sá tem um só objetivo: conquistar popularidade suficiente para ser um dos maiores bancos privados de varejo do país, ao lado dos gigantes Bradesco, Itaú e Unibanco.
"Estamos firmes na pessoa física, lançando serviços e projetando nossa imagem por meio de um esporte que é só vibração", diz Darci Gomes do Nascimento, diretora de controladoria do Excel Econômico.
Torcedora do Santos Futebol Clube, a executiva vibra com o crescimento do banco em todas as torcidas dos clubes patrocinados por ele. Se apenas 4% dos supostos 20 milhões de torcedores dos três times abrissem uma conta no Excel Econômico, o número de clientes dobraria.
Por enquanto, o banco está longe da liderança do campeonato de lucros do mercado financeiro. No ano passado, o Excel Econômico apurou um lucro líquido (após impostos) de R$ 23,3 milhões.
A rentabilidade do patrimônio líquido, que mede o retorno do capital investido pelos acionistas, foi de 4,4% -muito abaixo da média do setor bancário e distante dos 33,4% obtidos pelo Excel em 95, segundo a consultoria EFC Consultores.
Para virar o jogo, o ataque ao varejo continua: o Excel Econômico, que fechou 52 das 284 agências herdadas do Econômico, pretende abrir 60 novos pontos de atendimento neste ano, em locais mais lucrativos.
Segundo Nascimento, a instituição está negociando uma parceria com uma empresa de seguros e irá abrir um banco de investimentos no segundo trimestre.
(MG)

Texto Anterior: Rentabilidade cresce em 96
Próximo Texto: Angústia com a euro-moeda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.