São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
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Companhias criam programas

DO "USA TODAY"

Companhias como Hewlett-Packard e Texas Instruments têm programas para encontrar e contratar mais mulheres. Mas ainda os projetos estão só no começo.
As duas trabalham para reduzir a influência "nerd" e para romper a cultura que enfatiza o número de horas passadas no escritório.
Elas tentam também criar um clima de amparo às famílias, realizando piqueniques e permitindo que os pais trabalhem de casa quando as crianças estão doentes.
"Queremos que as mulheres (na tecnologia) se sintam mais positivas sobre seus empregos", diz Jim Schunk, encarregado de recrutamento universitário na HP. "Então, talvez encorajem suas filhas a trabalhar no setor."
A Hewlett-Packard e a Texas Instruments conquistaram uma reputação como bons lugares para trabalho feminino. Seu sucesso estimulou outras iniciativas.
Mas a reforma do ambiente de trabalho importa pouco se o sistema educacional continuar a fornecer apenas um punhado de mulheres para trabalhos em tecnologia.
A curto prazo, o problema parece incontornável. No entanto, as companhias de tecnologia sabem que têm de encontrar uma maneira de atrair mais mulheres ao campo da alta tecnologia.
Wheeler, a engenheira da Hewlett-Packard, testemunha essa necessidade. Lembrando prazos curtos demais para as equipes carentes de profissionais, ela diz: "Há muito talento inexplorado. Isso me deixa louca da vida".

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