São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÁRIO NA FRANÇA; CRIAÇÃO DA USP; CANDIDO; MERCADO EDITORIAL; TRADUÇÃO; O AMANTE; DURAS; INDUSTRIALIZAÇÃO; REVISTA; LANÇAMENTO; INTERNET

MÁRIO NA FRANÇA
O "Le Monde" de 14/2 dedicou duas páginas ao Brasil. Destacou o lançamento das traduções de duas obras de Mário de Andrade (foto), "O Turista Aprendiz" e "Macunaíma", ressaltando a importância deste último, ao procurar "libertar a literatura brasileira da imitação dos modelos europeus".

CRIAÇÃO DA USP
O jornal francês destaca, na mesma edição, o processo de criação da USP com a vinda de jovens professores franceses, como Lévi-Strauss, Fernand Braudel e Roger Bastide para a implantação dos primeiros cursos.

CANDIDO
O ensaísta Antonio Candido, entrevistado pelo "Le Monde", afirma que a chegada dos franceses significou "a abertura para o mundo dessa cidade provinciana que era São Paulo". "Aqueles professores europeus de bom nível caíam do céu como se fossem bombas", declarou o autor de "Formação da Literatura Brasileira".

MERCADO EDITORIAL
Em artigo assinado pelo historiador Jean Soublin, autor de "Dom Pedro 2º - Memórias Imaginárias do Último Imperador" (Paz e Terra), o "Le Monde" apresenta o trabalho de Luiz Schwarcz e de sua editora, a Companhia das Letras. O texto descreve Schwarcz como "cortejado e às vezes temido por editores de todo o mundo".

TRADUÇÃO
A edição holandesa do romance "As Mulheres de Tijucopapo", da escritora e articulista da Folha Marilene Felinto, será publicada no próximo mês. A obra, que em holandês se chamará "De Vrouwen van Tijucopapo", será publicada pela Editora Van Gennep.

O AMANTE
Acaba de sair na França "Le Chinois et Marguerite" (O Chinês e Marguerite), no qual o italiano Angelo Morino levanta a hipótese de que "o célebre amante chinês de Marguerite Duras (foto) seria não dela, mas de sua mãe".

DURAS
A Gallimard acaba de publicar na França o volume "Romans, Cinéma, Théâtre - Un Parcours, 1943-1993" (col. "Quarto", 1.764 págs., 180 francos), reunião de imagens, manuscritos, testemunhos e obras de ficção de Marguerite Duras. Com exceção das Éditions de Minuit, as demais editoras com que Duras trabalhou cederam os direitos de publicação de seus textos.

INDUSTRIALIZAÇÃO
Está sendo lançado pela Editora da Unicamp o livro "Concentração e Desconcentração Industrial em São Paulo" (244 págs.), de Barjas Negri, que trata da industrialização paulista desde o final do século 19 até os dias atuais.

REVISTA
O número de janeiro/fevereiro da revista "Problemas Brasileiros" (R$ 6,00) aborda temas como o centenário de Canudos e a Semana de 22. Vendas pelo tel. 011/284-2111.

LANÇAMENTO
Acontece amanhã em São Paulo o lançamento do livro "A Balada do Cárcere" (Ed. Topbooks, 129 págs., R$ 20,00), do poeta Bruno Tolentino. O evento será na Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 011/285-4033), a partir das 19h30.
INTERNET
A Editora Revan acaba de inaugurar seu site na Internet. O endereço da editora é (http://www.revan.com.br).

MAIS VENDIDOS
Excepcionalmente, a pesquisa Datafolha dos livros mais vendidos de fevereiro será publicada na próxima edição do Mais!.

Texto Anterior: As ilhas distantes da ilha
Próximo Texto: A vidinha de Saramago
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.