São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

3 de janeiro - Morre de câncer, na prisão, Jack Ruby, o assassino de Lee Oswald, acusado da morte do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Ruby deu um tiro à queima-roupa em Oswald em novembro de 1964.

24 de janeiro - É promulgada, pelo Congresso Nacional, a nova Constituição brasileira, que substitui a de 1946. Foi elaborada pelo então ministro da Justiça, Carlos Medeiros Silva, durante o governo do marechal Castelo Branco.

9 de fevereiro - É sancionada a nova Lei de Imprensa pelo presidente Castelo Branco. O presidente vetou dois artigos, o primeiro porque admitia como verdadeira uma alegação e o segundo concedia privilégio a jornalistas.

26 de fevereiro - Mais de 25 mil homens participam da maior ofensiva norte-americana na Guerra do Vietnã. O objetivo principal é localizar e destruir o quartel-general do comando central vietcongue no Vietnã do Sul.

15 de março - Toma posse na Presidência do Brasil o marechal Arthur da Costa e Silva. Eleito por voto indireto, Costa e Silva foi ministro da Guerra de seu antecessor, Castelo Branco, que não o apoiava.

5 de maio - É lançado "Terra em Transe", com direção de Glauber Rocha. Com Jardel Filho, Paulo Autran e José Lewgoy no elenco, o filme recebe dois prêmios no Festival de Cannes -o da Crítica Internacional e o Buñuel.

30 de maio - O governador militar do leste da Nigéria, Odumegwu Ojukwu, proclama a independência desta parte do país e cria a República da Biafra. A Nigéria impõe um bloqueio à nova república. A fome e a miséria tomam conta do país.

1º de junho - Os Beatles lançam o LP "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", considerada a melhor e mais ousada obra da banda. Os críticos a consideram, ainda hoje, uma revolução no mundo do rock.

5 de junho - Começa a Guerra dos Seis Dias. O Exército de Israel destrói a Força Aérea do Egito, toma Jerusalém, a Faixa de Gaza, a península do Sinai e as colinas de Golã. A ONU media um cessar-fogo em 11 de junho.

18 de junho - É realizado o Festival Pop Internacional de Monterey, Califórnia (EUA), com a presença de 50 mil jovens. Destacam-se novos talentos como Janis Joplin e Jimi Hendrix, revelando o movimento da contracultura hippie.

18 de julho - Morre, em acidente aéreo no Ceará, o ex-presidente e marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. O avião em que viajava (pertencente ao governo do Estado do Ceará) se chocou em pleno vôo com um jato da FAB.

20 de julho- Luz del Fuego, vedete e pioneira do naturismo no Brasil, é assassinada por dois pescadores. Ela estava em sua ilha, a Ilha do Sol (Baía da Guanabara). Del Fuego se apresentava enrolada em duas cobras.

24 de agosto - O então presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, expulsa das Forças Armadas mais de mil oficiais. O motivo é a derrota militar frente a Israel na Guerra dos Seis Dias.

8 de setembro - É proclamada a República de Uganda. O país é dividido em quatro unidades administrativas. A nova Constituição é aprovada sob exigência do então primeiro-ministro, Milton Obote.

19 de setembro - A peça "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade, escrita em 1933, é encenada pelo grupo Oficina. Dirigida por José Celso Martinez Corrêa, o texto era ainda inédito no teatro.

8 de outubro - O líder revolucionário latino-americano Ernesto "Che" Guevara é assassinado. O governo da Bolívia confirma que Guevara foi morto pelo Exército junto com um grupo de guerrilheiros.

14 de outubro - Explode o tropicalismo no Brasil. Gilberto Gil, com a canção "Domingo no Parque", e Caetano Veloso, com "Alegria, Alegria", se apresentam nos festivais da Record.

19 de novembro - Morre, vítima de um infarto, o escritor João Guimarães Rosa, 59. Autor de "Sagarana" e "Grande Sertão: Veredas", morreu três dias depois de assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

3 de dezembro - É realizado o primeiro transplante de coração no mundo, na Cidade do Cabo (África do Sul). O cirurgião sul-africano Christiaan Barnard transplanta o coração de uma jovem de 25 anos para um homem de 55 anos.

5 - É instituída a Funai (Fundação Nacional do Índio). O órgão fica vinculado ao Ministério do Interior e será o responsável pelos índios que vivem em território brasileiro.

9 - Nicolae Ceausescu é eleito presidente da Romênia pelo Parlamento por unanimidade. O secretário-geral do Partido Comunista passa a acumular as duas funções.

15 - O governo federal do Brasil cria o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), com o objetivo de alfabetizar adolescentes e adultos (entre 12 e 35 anos).

Texto Anterior: Alegorias do caos
Próximo Texto: McLuhan assombra o Rei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.