São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Chef' quer atingir seis estrelas

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

O chefe de cozinha francês Alain Ducasse diz trabalhar "nove dias por semana" para atingir um objetivo: ser o primeiro "chef" seis estrelas do mundo, diz reportagem do "WSJ".
Ducasse foi o mais jovem a receber as três estrelas do "Guia Michelin", aos 33 anos, em 1990, por seu trabalho no restaurante Louis XV, em Mônaco.
Ele quer agora conseguir mais três estrelas com seu novo restaurante de Paris, que leva seu nome. O resultado sai em 5 de março.
Ducasse viaja de restaurante a restaurante, trabalhando 14 horas por dia, sete dias por semana.
Ou, como ele diz, nove dias por semana. Fazendo a viagem de ida e volta no mesmo dia, várias vezes por semana, ele afirma ser capaz de estar "cinco dias por semana em Paris e quatro dias por semana em Monte Carlo". Em 1984, foi o único sobrevivente de um acidente aéreo em que cinco pessoas morreram.
O fato de Ducasse não estar o tempo todo nos dois restaurantes, porém, desencadeou uma polêmica. "Será que um 'chef' que fica tanto tempo longe de seu fogão merece seis estrelas, ou mesmo três?", pergunta o repórter Thomas Kamm.
"Eu seria incapaz de fazer o que Ducasse faz", diz Pierre Gagnaire, um dos chefes de cozinha mais criativos da França.
"Ele diz: 'Coloque a cenoura aqui', e seus assistentes a colocam, dia após dia. Comigo, a cenoura fica às vezes à direita, às vezes à esquerda e às vezes no meio."
'Chef' presente
O "chef" Olivier Roellinger, duas estrelas, diz que fregueses que pagam US$ 400 por uma refeição para duas pessoas têm o direito de esperar que o "chef" supervisione pessoalmente sua preparação. "O lugar de um 'chef' é na cozinha", afirma ele.
Para Ducasse, tudo isso é bobagem. Fregueses vão a restaurantes para comer uma ótima refeição, não para ver o "chef" rodopiar "como um urso no circo".
É hora de acabar com um mito: o de que os grandes "chefs" põem a mão na massa. Paul Bocuse, ele aponta, não está o tempo todo em sua cozinha.
"Enzo Ferrari colocou as rodas em seus carros? Karl Lagerfeld cortou a roupa da Chanel?", pergunta.

Texto Anterior: Transplantes de '3ª idade' são testados
Próximo Texto: Destruição do meio ambiente é rápida, afirma a ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.