São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
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Cartas fantásticas

TOMAZ AUTRAN

Fenômeno entre jovens do mundo inteiro, os "card games" estão ganhando cada vez mais adeptos no Brasil
Você conhece os nomes Serra Angel, Shivan Dragon e Black Lotus? Se a resposta for não, você está por fora de uma das maiores febres globais em jogos atualmente: o fantástico universo de Magic.
Magic é o pioneiro da categoria dos "card games" ou CCGs ("collectible card games", os jogos de cartas colecionáveis). É uma disputa que desafia o raciocínio estratégico dos competidores. O objetivo é "matar" o adversário e as armas são os personagens e seus poderes representados em cada uma das cartas.
Lançados no final de 1993 nos Estados Unidos, os "card games" foram criados pela Wizard of the Coast como uma alternativa aos RPGs ("role playing games"). A idéia de inventar um jogo mais dinâmico, simples e fácil de carregar materializou-se na prancheta do desenhista Richard Garfield e já foi traduzida em oito línguas, inclusive japonês, chinês e coreano.
Quem decidiu trocar os RPGs pelos CCGs logo percebeu a diferença. Agora não é mais necessário reunir um grupo, carregar tabuleiros, dados e livros para entrar nesse mundo mágico. Bastam dois jogadores, cada um com seu baralho, ou "deck", como dizem os iniciados em "card games".
"Antes jogava RPG, mas hoje prefiro os 'card games' porque duelo diretamente contra meu oponente, fato raro nos RPGs", diz Gilmar Pereira Lago, 24, professor de história e geografia.
Jogo caro
A primeira exigência para se tornar um craque no Magic é ter um bom baralho. Quanto mais combinações possíveis entre as cartas, mais chances de ganhar. Por esse motivo, existe entre os jogadores um mercado informal de troca e venda de cartas raras e valiosas.
Revistas especializadas como a norte-americana "Inquest" publicam todo mês uma relação dos valores de cartas individuais e baralhos completos. Há cartas que chegam a valer R$ 800, como a Black Lotus, lançada nas primeiras edições de Magic.
Um investimento de R$ 1.500 em um jogo pode soar exagerado para os mortais comuns, mas é normal entre os viciados no Magic. O estudante Petter Martin del Campo, 18, diz que esse é o valor do baralho que usou para vencer vários campeonatos no Brasil. "Gastei muito dinheiro com cards, mas hoje resolvo tudo na troca", diz.
Sucesso
Mesmo depois do lançamento de outros "card games", Magic mantém a ponta no mercado. "É o líder absoluto com cerca de 90% do mercado mundial", afirma Luis Mauro Gonçalves, gerente da editora Devir, representante e distribuidora oficial da Wizard no Brasil.
Mas por que Magic faz tanto sucesso? "É desafiador e divertido", garante Francisco Quartin de Moraes, o Chiquinho, que aos dez anos já é considerado um exímio "gamer". Sua fórmula de sucesso é bem simples: "Jogo todos os dias, vou às lojas todos os dias, sou completamente viciado".
Luis Mauro Gonçalves, da Devir, tem outra opinião sobre a febre: "Magic tem duas características que garantem seu êxito. Ele une a vontade de colecionar e a competitividade em um só jogo".
O sucesso do Magic é tanto que já foram realizados dois campeonatos mundiais, e os participantes têm suas federações organizadas como em qualquer esporte. Participam do campeonato mundial os campeões de seus países, mais quatro jogadores que saem de um torneio eliminatório, como na Copa do Mundo de futebol.
O Brasil não é nenhuma potência, nem chegou ao pódio mas Guilherme Villar Couto, 17, o "Bestial", festeja sua 24.a colocação no mundial de 1996. "Eu me dei bem porque tenho experiência e porque encarei o mundial como qualquer outro campeonato, não fiquei com medo dos adversários", afirma.
Há quem acredite que os "card games" são uma febre passageira. Mas segundo Luis Mauro Gonçalves, "Magic veio para ficar". "Sinto que no Brasil estamos apenas começando e temos muito para crescer ainda", finaliza.

Onde encontrar
Devir: r. Maracaí, 185, Aclimação, zona sul. Tels. 242-8524 e 242-8200. Comix: al. Jaú, 1.998, Jardins. Tel. 3061-3893: al. Lorena, 1771, Jardins, tel. 883-2507. Banca Gazeta: av. Paulista, 900, região central. Tel. 283-0340. Welcome to Planet RPG: r. Tito, 809, Vila Romana, zona oeste. Tel. 263-4540. Forbidden Planet: av. Ibirapuera, 2.473, Moema, zona sul. Tel. 240-3213; r. Clélia, 33, loja 1, Pompéia, zona oeste. Tel. 62-0468; r. Gabus Mendes, 29, loja 4, centro. Tel. 259-8963. Gibiteca Henfil: r. Sena Madureira, 298, Vila Mariana, zona sul. Tel. 574-0389. Associação Brasileira de Duelistas (ABD): R. Augusto de Toledo, 83, Aclimação, zona sul. Tel. 242-8395.

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