São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Destrinchando o Magic

TOMAZ AUTRAN

Duelo é a palavra-chave para se entender como funciona o Magic e os outros "card games". Cada jogador escolhe as cartas que vai levar para a disputa. Uma escolha bem feita pode determinar uma vitória ou uma derrota.
Existem três tipos de carta: terrenos, mágicas e monstros. Todas as cartas têm uma imagem e um pequeno texto explicando sua função. Nas cartas de terreno, há um número que indica a quantidade de energia que ela fornece. Nas cartas de mágicas e de monstros há um número que indica quanta energia é necessária para que ela possa ser usada.
Além disso, nas cartas de mágicas e monstros há números que definem seu poder de ataque e de defesa. Por exemplo, uma carta com um valor de defesa representado pelo número 3 vai anular uma carta com o número de ataque 3.
Os jogadores usam no mínimo 60 cartas. Não há um limite máximo. Para iniciar a partida, as cartas de cada jogador são embaralhadas separadamente, e o baralho, cortado pelo adversário.
Cada jogador começa a partida com 20 pontos e usa as sete primeiras cartas do seu baralho. O objetivo é acabar com os pontos do adversário. Cada ataque bem-sucedido elimina um ponto do oponente.
Para vencer, o jogador precisa de raciocínio estratégico para saber a hora certa de pôr na mesa as cartas com mais ou menos poder de fogo. Ter nas mãos terrenos com muita energia e criaturas e mágicas fortes em poder de ataque e defesa ajudam na batalha.
Por isso existe uma ênfase tão grande nos baralhos. Cada jogador faz seu próprio "deck" sob medida, comprando ou trocando cartas com outros jogadores.
Os baralhos podem ser comprados completos ou em "booster packs" (expansões), que trazem novos terrenos, mágicas e monstros.

Texto Anterior: Cartas fantásticas
Próximo Texto: Os outros "card games"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.