São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede surgiu na Inglaterra

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao abrir a primeira loja em Sheffield (Inglaterra), em 1774, os sócios Mappin e Webb não imaginavam que ela originaria uma rede do varejo brasileiro.
Com a revolução industrial, os comerciantes levaram a marca a outros países. No Brasil, instalaram a loja no Rio de Janeiro em 1911, onde ficou até 1960.
Em 1912, montaram a filial paulistana. Impulsionada pela burguesia, a empresa se associou a outra rede inglesa, originando o Mappin Stores (1913). Começava a loja de departamentos.
A unidade ficava na rua 15 de novembro, no então elegante centro comercial. Isso ajudou a rede a cair no gosto da burguesia cafeeira.
A primeira mudança ocorreu com a Revolução de 30, quando o inglês Jonh Kitching, sócio, determinou que os produtos levassem etiquetas com preços, o que antes não acontecia.
Em 1939, com a abertura de capital, o Mappin foi para a praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo, e passou a se chamar Casa Anglo Brasileira S/A.
Hoje, tem nove lojas na capital e outras três no interior (Santo André, Campinas e Sorocaba).

Texto Anterior: Lucros chegam com volume de vendas
Próximo Texto: Prato típico conquista o brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.