São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
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Prato típico conquista o brasileiro

ALEXANDRE LOURES
DA REPORTAGEM LOCAL

É comum ouvir, entre os brasileiros, que a nossa comida é a mais saborosa do mundo. Mas, apesar do bairrismo culinário, comidas típicas de outros países estão conquistando muitos consumidores.
Segundo levantamento da ABF (Associação brasileira de Franchising) e do Instituto Franchising, existem cerca de 370 unidades de franquias de comidas típicas estrangeiras no Brasil.
Não é fácil, porém, agradar ao paladar dos brasileiros. Quase todos os restaurantes especializados em comida internacional admitem fazer algumas "adaptações" no tempero dos alimentos.
O Habib's, por exemplo, substituiu a carne de carneiro, que recheia as esfihas no Oriente Médio, pela carne bovina.
"A comida árabe é uma necessidade do mercado. Principalmente em São Paulo, onde a colônia é numerosa", diz Carlos Navajas, gerente de franquias. A rede conta hoje com 75 lojas, sendo 33 próprias e 45 franquias.
Segundo Paulo César Rodrigues, dono da Don Taco, rede de comida mexicana, o segredo é explorar o lado mais "light" da culinária.
"Tivemos de diminuir a quantidade de pimenta no tempero dos alimentos e eliminar o uso de banha de porco, considerada pesada para o nosso gosto", diz.
A Don Taco iniciou seu processo de franchising em 1994 e conta com mais de cem candidatos a franqueados. Para adquirir uma unidade de 150 m2 da rede, é preciso desembolsar cerca de R$ 70 mil, entre taxa de franquia e instalação.
Exceção
Um raro caso de comida estrangeira preparada da mesma maneira que em seu país de origem é o crepe francês.
A Creptomania, rede carioca especializada, vende crepes no Brasil há um ano sem mudar a receita.
"A massa tem um sabor que agrada a todos os paladares. O que muda, de acordo com a preferência do cliente, é o recheio", afirma Paulo Henrique Menezes, diretor da ABF no Estado do Rio.
Assim como os italianos, os japoneses, que também têm um grande número de imigrantes no país, ainda não conseguiram popularizar seus pratos.
Segundo Menezes, a comida feita no Japão é viável somente para as classes mais ricas. Uma das principais franquias especializadas em comida japonesa é a Shushimar, com oito lojas no país.
Um fenômeno, que não se explica pela colônia nem pela influência cultural, é o prestígio que a cozinha chinesa alcançou no Brasil.
Para Liliane Eleutério, gerente de franquias da Lig Lig, o segredo é a mistura de carnes com vegetais.
Atualmente, a rede conta com 29 lojas franqueadas em todo o país. O investimento mínimo para a aquisição de uma franquia Lig Lig é de cerca de R$ 90 mil.
Diferente
Quem arriscaria dizer quais são os pratos típicos da cozinha finlandesa? Os clientes fiéis das 11 unidades do restaurante Koskenrorva não errariam a resposta.
A comida da Finlândia é predominantemente composta por frutos do mar, com destaque para o salmão, o caviar e o arenque.
A Koskenrorva aposta na leveza dos pratos para conquistar clientes. O investimento em uma loja de 35 m² é de R$ 45 mil.
Fazenda
Para se dar bem, porém, não é preciso atravessar nenhum oceano. A São Paulo-I faz sucesso há 11 anos vendendo para os paulistanos comida típica de fazendas. "Preparamos refeições que estamos acostumados a comer em casa", diz Luís Picollo, diretor administrativo e financeiro da empresa.
Entre as especialidades, estão o arroz-de-carreteiro, os legumes cozidos e a polenta frita. Cada unidade da rede custa R$ 80 mil.

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