São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
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Anúncio na TV paga sai 50 vezes mais barato

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Anunciar em horário nobre nos canais pagos mais caros sai quase 50 vezes mais barato que veicular o mesmo comercial de 30 segundos em rede aberta.
Enquanto uma inserção no "Jornal Nacional", da Globo, com veiculação nacional de segunda a sexta, custa R$ 98.982,00, o preço do espaço no canal de filmes Telecine (exclusivo da Net/Multicanal) sai por R$ 1,9 mil, no período de 18h30 à 0h.
A discrepância se justifica pela diferença em número de telespectadores. Mesmo com uma queda de audiência registrada nos últimos meses, a média do telejornal é de 40 pontos -cada ponto equivale a 80 mil espectadores na Grande São Paulo.
Segundo dados do Telecine, o canal conta atualmente com uma base de 1.158.832 assinantes. Mas, como a audiência ainda não é calculada na TV paga, não se sabe quantos aparelhos estariam efetivamente sintonizados no canal em determinado horário.
"A vantagem do canal pago é que, com a segmentação do setor, o anunciante faz uma campanha dirigida ao cliente em potencial, e o assinante geralmente vem das classes A e B", diz Luiz Fernando Novaes, 44, diretor de Mídia da DPZ, no Rio.
O espaço mais caro do HBO, canal de filmes exclusivo da TVA, ainda é mais barato que a veiculação no programa "Mulheres", às 14h, na CNT/Gazeta. A inserção no programa feminino custa R$ 1.850,00 e o anúncio no HBO, no período das 12h à 0h30, sai por R$ 1.425,00.
O preço do comercial na TV paga pode subir de acordo com a programação. Durante um evento esportivo, por exemplo, o SporTV pode cobrar R$ 2.731,00 por inserção.
"Se, por um lado, o largo espectro de telespectadores na rede aberta pode causar dispersão, o anunciante precisa da TV convencional para gerar uma movimentação de opinião pública em torno da marca. Mesmo que, nem todos possam comprar determinado produto, eles ajudam a formar o conceito", afirma Paulo César Queiroz, 35, diretor de Mídia da DM9.

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