São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Biografia' retrata Betty Boop

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

O canal de História (dentro do Superstation) apresenta amanhã no "Biografia", a partir das 20h30, a história da irreverente Betty Boop, uma das primeiras personagens a introduzir sexualidade nos desenhos animados.
Criada em 1931 por Max Fleischer, a heroína teve sua imagem inspirada no rosto de Helen Kane e no corpo de Mae West. O público-alvo do estúdio era obviamente o adulto.
O documentário destaca a criação da personagem -curiosamente ela nasceu para fazer companhia ao cãozinho Bimbo- e o período em que o desenho foi proibido, em 1936.
A sensualidade de Betty (reforçada pela famosa cinta-liga) e o teor de suas aventuras incomodaram a sociedade norte-americana da época. Em vários episódios, Betty passa o tempo cantando, provocando os homens ou tentando escapar do assédio sexual do patrão.
(EG)

Texto Anterior: TV paga amplia opção de 'cartoons'
Próximo Texto: Belas repórteres disputam audiência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.